Geral

Guamá recebe novo Mercado da Farinha, todo reformado e revitalizado

No dia de São José, padroeiro dos feirantes, a permissionária Benedita Pinheiro, 67 anos, que tem uma venda de óculos no Mercado da Farinha há 32 anos, era só emoção. “Trabalhar neste mercado com tudo limpo e arrumado era um sonho que eu e todos que convivem aqui, tinham. Graças a Deus e a São José, hoje temos o Mercado da Farinha reformado pela Prefeitura. Só temos a agradecer a essa nova gestão”, comemorou a permissionária.

“Esta reforma vai ser fundamental para aumentar nossas vendas. Acabaram o abandono e a sujeira, que afastavam os clientes”, reforçou o permissionário Sebastião da Silva, 45 anos.

A alegria de Benedita e Sebastião é o sentimento compartilhado pelos 99 trabalhadores que atuam na Feira da Farinha, no Guamá.  O bairro mais populoso de Belém, com cerca de 100 mil habitantes, recebeu de volta o Mercado da Farinha, um dos mais importantes centros comerciais do bairro na manhã desta quarta-feira (19), após obras de reforma e revitalização realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o Gverno do Estado.

Conforto e acessibilidade

Os permissionários e usuários foram beneficiados com a reforma de 150 boxes nos setores de farinha, confecção, mercearia, variedades, lanchonete e serviços. O prédio também recebeu cobertura metálica, reformas das redes hidráulica e elétrica, além da revitalização das calçadas. Foram reformados, ainda, quatro banheiros comuns, um banheiro para PCDs, três salas e um depósito.

Parceria decisiva com o Governo

O valor total das obras, feitas por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Obras Públicas do Pará (Seop), é de R$ 5.126.875,16. A entrega do Mercado da Farinha foi feita pelo prefeito de Belém, Igor Normando, acompanhado do governador do Estado, Helder Barbalho e do vice-prefeito, Cássio Andrade.

Após a entrega do novo Mercado da Farinha, o prefeito Igor Normando anunciou a conclusão de futuras obras em feiras de Belém. “Muitas feiras e mercados foram entregues sem estarem concluídos, pela gestão anterior.  Agora, nós estamos acelerando essas obras. Temos um compromisso de, até julho deste ano, entregar todas as feiras e mercados aos quais o Governo repassou recursos para a Prefeitura fazer. Nosso secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha, irá passar frequentemente nesses espaços para garantir que essas obras sejam concluídas”, ressaltou Igor Normando, prefeito de Belém.

“Nós temos um convênio, que foi feito ainda na gestão passada. Foram cerca de 50 milhões de reais para cuidar das feiras da nossa capital. Infelizmente, as obras não foram entregues no prazo que se esperava. Mas isso é passado. Temos que resolver o problema e, por isso, estamos aqui”, pontuou o governador Helder Barbalho.

“Uma das missões de nossa secretaria é cuidar das nossas feiras e mercados, nos quais milhares de trabalhadores têm o seu sustento. E o Mercado da Farinha merece um carinho especial por existir há 79 anos e há muito tempo não receber investimentos. Esta é uma parceria pontual da Prefeitura com o Governo, e a nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem um papel estratégico no ordenamento dos trabalhadores e também na fiscalização das obras de reformas e melhorias nas feiras, um compromisso lembrado incessantemente pelo prefeito Igor Normando”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.

“Com esta reforma, o tradicional Mercado da Farinha ficou mais ordenado e limpo, com um fluxo que facilita o atendimento. Essa comodidade dos permissionários irá se traduzir em melhor serviço para a população”, disse Euler Sizo, secretário municipal de Obras e Infraestrutura.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

2 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

2 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

3 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

3 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

4 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.