O Ministério da Educação (MEC) lançou oficialmente nesta quarta-feira (21/8) o Programa Escola e Comunidade (Proec), uma iniciativa voltada para o fortalecimento dos vínculos entre educadores, estudantes, famílias e a comunidade. O programa, que busca promover uma educação mais integrada e participativa, beneficiará 26.036 escolas em todo o Brasil, oferecendo financiamento para a execução de projetos formativos.
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou a importância do programa para a educação básica, especialmente para escolas em tempo integral. “O Proec é fundamental para envolver a comunidade nos processos escolares, considerando as múltiplas dimensões que afetam a aprendizagem dos alunos”, afirmou a secretária.
As escolas selecionadas para participar do programa foram escolhidas com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica e complexidade de gestão. As instituições que receberem os recursos passarão por uma oficina intitulada “Prevenção a Violências: Desafios da Comunicação nas Relações do Cotidiano no Ambiente Escolar”. Essa formação visa abordar a comunicação de forma abrangente, indo além da oralidade, e desnaturalizar as diversas formas de violência.
A adesão ao Proec deve ser feita pelos secretários estaduais e municipais de educação, que precisam inscrever suas escolas no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do MEC. Após a inscrição, os diretores das escolas selecionadas deverão elaborar projetos de formação no sistema PDDE Interativo, parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As inscrições e a elaboração dos projetos devem ser concluídas até 29 de setembro.
O Proec tem como objetivo fomentar a parceria entre escola, família e comunidade, dentro de uma perspectiva de educação integral. O programa incentiva a participação de todos os envolvidos na promoção da cidadania, cultura de paz, democracia e na melhoria da qualidade da educação pública no país.
Com a adesão de estados, municípios e do Distrito Federal, o Proec abrangerá 3.623 municípios, levando a oficina de prevenção a violências a mais de 65% do território brasileiro.
A lista de escolas elegíveis para receber os recursos do PDDE Escola e Comunidade, bem como outras informações sobre o programa, estão disponíveis na página oficial do Proec.
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.