O Ministério da Educação (MEC) lançou oficialmente nesta quarta-feira (21/8) o Programa Escola e Comunidade (Proec), uma iniciativa voltada para o fortalecimento dos vínculos entre educadores, estudantes, famílias e a comunidade. O programa, que busca promover uma educação mais integrada e participativa, beneficiará 26.036 escolas em todo o Brasil, oferecendo financiamento para a execução de projetos formativos.
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou a importância do programa para a educação básica, especialmente para escolas em tempo integral. “O Proec é fundamental para envolver a comunidade nos processos escolares, considerando as múltiplas dimensões que afetam a aprendizagem dos alunos”, afirmou a secretária.
As escolas selecionadas para participar do programa foram escolhidas com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica e complexidade de gestão. As instituições que receberem os recursos passarão por uma oficina intitulada “Prevenção a Violências: Desafios da Comunicação nas Relações do Cotidiano no Ambiente Escolar”. Essa formação visa abordar a comunicação de forma abrangente, indo além da oralidade, e desnaturalizar as diversas formas de violência.
A adesão ao Proec deve ser feita pelos secretários estaduais e municipais de educação, que precisam inscrever suas escolas no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do MEC. Após a inscrição, os diretores das escolas selecionadas deverão elaborar projetos de formação no sistema PDDE Interativo, parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As inscrições e a elaboração dos projetos devem ser concluídas até 29 de setembro.
O Proec tem como objetivo fomentar a parceria entre escola, família e comunidade, dentro de uma perspectiva de educação integral. O programa incentiva a participação de todos os envolvidos na promoção da cidadania, cultura de paz, democracia e na melhoria da qualidade da educação pública no país.
Com a adesão de estados, municípios e do Distrito Federal, o Proec abrangerá 3.623 municípios, levando a oficina de prevenção a violências a mais de 65% do território brasileiro.
A lista de escolas elegíveis para receber os recursos do PDDE Escola e Comunidade, bem como outras informações sobre o programa, estão disponíveis na página oficial do Proec.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.