Geral

Governo Federal Cria Fórum Interconselhos para Fortalecer Participação Social

O Governo Federal, através da Secretaria-Geral da Presidência da República, instituiu o Fórum Interconselhos, um espaço colegiado intersetorial para a participação social. Coordenado pelo ministro Márcio Macêdo, o fórum reunirá representantes de conselhos e colegiados nacionais, buscando integrar e fortalecer a participação da sociedade civil nas políticas públicas.

Objetivos e Atribuições

O Fórum Interconselhos tem como principais atribuições promover a intersetorialidade e integrar a participação social nas políticas públicas e programas governamentais. Além disso, será responsável pelo monitoramento e acompanhamento de agendas transversais, programas e planos. A criação do fórum foi oficializada nesta segunda-feira (15) com a publicação da decisão no Diário Oficial da União.

Composição e Funcionamento

O fórum será composto por membros da sociedade civil e representantes de organizações, com seis vagas reservadas para cada conselho ou colegiado nacional. Os representantes serão indicados pela Secretaria Nacional dos respectivos conselhos. A Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral atuará como Secretaria-Executiva do fórum, fornecendo apoio administrativo, coordenando reuniões e processos de indicação, além de disponibilizar a infraestrutura necessária.

Reuniões e Regimento

As reuniões ordinárias do fórum ocorrerão semestralmente, com a possibilidade de reuniões extraordinárias convocadas com um mínimo de 30 dias de antecedência. Para a realização das reuniões, é necessário o quórum mínimo de 1/3 dos membros, e as decisões serão aprovadas por maioria simples. As reuniões ordinárias serão presenciais, com opção de participação por videoconferência, enquanto as extraordinárias serão exclusivamente por videoconferência. A Secretaria Nacional de Participação Social ficará encarregada de elaborar o regimento interno, que será aprovado pelo ministro Márcio Macêdo após consulta ao fórum.

Reconhecimento da Participação

A participação no Fórum Interconselhos será considerada uma prestação de serviço público relevante e não será remunerada, destacando o compromisso com a colaboração e o fortalecimento da democracia participativa.

Essa iniciativa visa criar um canal mais efetivo para a integração das demandas sociais nas políticas públicas, reforçando a importância da participação cidadã no governo.

Recent Posts

Como fazer muda de antúrio sem danificar as raízes

Se você tem um antúrio exuberante em casa e já se perguntou se dá para…

13 horas ago

Pará e Guiana Francesa tratam sobre cooperação científica para a Amazônia

O Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas…

23 horas ago

Saúde de Belém ganha reforço com novo Postão no Jurunas

A saúde pública de Belém deu um passo importante nesta quarta-feira (30), com a assinatura…

24 horas ago

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos,…

1 dia ago

SuperNorte 2025 inicia sua 26ª edição de 7 a 9 de agosto no Hangar

O Encontro do Varejo com o Futuro: SuperNorte 2025 Ilumina Belém   Belém se prepara…

1 dia ago

Por que tantas pessoas queimam folha de louro nas sextas-feiras?

É só chegar o fim da semana para que uma cena se repita em muitos…

2 dias ago

This website uses cookies.