Na terça-feira, 5, uma reunião técnica foi realizada para estabelecer as estratégias operacionais para a chegada dos cruzeiros em Belém. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e contou com a presença de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém. A segurança, o tráfego nas proximidades e a limpeza das vias durante os dias de ancoragem dos navios foram alguns dos temas discutidos, além das ações de acolhimento planejadas pela Secretaria de Turismo.
Três transatlânticos estão programados para ancorar em Belém nos dias 11 e 14 de março. Os navios Amadea e Hanseatic Spirit, transportando 530 e 200 turistas respectivamente, desembarcarão no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, um distrito da capital paraense. No dia 18 de março, o navio MSC Poesia, com 2163 cruzeiristas a bordo, ancorará na Estação das Docas. “Estamos nos preparando para receber a melhor temporada de cruzeiros este ano no Pará, com a previsão de chegada de 15 mil cruzeiristas em Belém e Santarém ao longo da temporada. Esta reunião foi proposta para que cada órgão possa atuar da melhor maneira, seja na segurança, limpeza ou trânsito, para proporcionar a melhor experiência para o turista”, comentou Lucas Vieira, secretário adjunto da Setur.
Vieira acrescentou que o navio MSC Poesia, que visitará Belém pela primeira vez com um grande número de turistas, exigirá maior atenção na segurança ao redor da Estação, pois os turistas circularão por esses pontos. Também será necessário um maior cuidado com o trânsito, pois os ônibus precisarão estacionar para transportar os turistas pela cidade. Além disso, está sendo discutida com a CPH a necessidade de mais um flutuante para fazer o desembarque em Icoaraci, para que a circulação de turistas que chegam nos cruzeiros e de viajantes que vão para as ilhas de Cotijuba ou Marajó possa fluir da melhor maneira.
O representante da pasta do turismo falou sobre a estrutura dos transatlânticos, as expectativas do número de turistas, a operação de transbordo, as principais necessidades de cada órgão, a atuação da Secretaria de Turismo no acolhimento e os principais pontos turísticos que serão visitados no city tour por Belém, incluindo o Mercado do Ver-o-Peso, o Forte do Presépio, a Catedral Metropolitana de Belém, o Espaço Cultural São José Liberto, a Basílica Nossa Senhora de Nazaré, o Theatro da Paz, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Encontro no Forte do Presépio, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Parque Estadual do Utinga e ainda um passeio de barco a Boa Vista do Acará.
Luciano de Oliveira, secretário adjunto de gestão operacional da Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social), afirmou que estão sendo alinhadas estratégias para ações com informações mais técnicas que garantirão a segurança dos turistas. “Vamos realizar reuniões setoriais com órgãos de segurança e trânsito para definir a atuação de cada um dos órgãos, dentro de suas atribuições, garantindo a segurança dos turistas. Mas já adianto que teremos uma atenção especial no policiamento do Ver-o-Peso”, destacou Luciano.
“O acolhimento dos cruzeiros é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo local. O Governo do Estado está se preparando e colocando a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado à disposição dos cruzeiros para melhor oferecer esse serviço nas cidades aos turistas”, disse Márcio Tavares, presidente da CPH.
A reunião contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil, Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública), Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém), Guarda Municipal de Belém, Secon (Secretaria Municipal de Economia), Detran, Diop, Polícia Militar, Comando dos Bombeiros, Sesan (Secretaria Municipal de Saneamento), Agência Distrital de Icoaraci, além de operadores de acolhimento turístico.