Geral

Governo do Pará investe mais de R$ 5,5 milhões em auxílio às famílias em situação de emergência

 

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com o governo do Pará, desembolsou mais de R$ 5,5 milhões em assistência para famílias em condições emergenciais nos municípios paraenses. Este montante foi destinado a grupos familiares afetados por estiagem, chuvas intensas, cheias e alagamentos. Cerca de 19 mil cestas humanitárias, 2.600 kits dormitório, 1.500 colchões e quase 80 mil litros de água já foram distribuídos. Atualmente, 15 municípios encontram-se em situação de emergência, sendo oito devido a chuvas intensas, três por estiagem, dois por erosão costeira e dois por enxurradas e alagamentos.

O major Marcelo Pinheiro, chefe da Divisão de Operações da Cedec, ressalta a abordagem sistêmica e colaborativa adotada nos casos de desastre. Quando ocorre uma emergência em algum município, a prefeitura local é responsável pela resposta inicial. O Estado entra em cena para oferecer apoio complementar, incluindo pessoal, logística, assistência humanitária e suporte técnico, conforme necessário. Em casos de eventos de grande magnitude, a União também pode intervir para auxiliar tanto o Estado quanto o município.

As ações da Cedec em 2024, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), destacam-se nas ajudas humanitárias prestadas aos municípios de Tucuruí, Vitória do Xingu e Porto de Moz, afetados pela estiagem; Paragominas e Ipixuna do Pará, atingidos por fortes chuvas; e Rio Maria, devido às cheias do rio e às precipitações intensas.

Monitoramento constante

A Cedec realiza a emissão diária de boletins com alertas e mantém equipes de plantão 24 horas para intervir em casos de chuvas ou vendavais. Em situações emergenciais, um cadastro das famílias afetadas é feito, e as informações são repassadas para o Estado, município ou União, visando a assistência imediata por meio de ajuda humanitária, programas de auxílio como o Programa Recomeçar, entre outros recursos.

Quando necessário, a Cedec encaminha as famílias para abrigos temporários, coordenando a rede de assistência social em parceria com os municípios.

Recent Posts

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

2 horas ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

Pará á destaque em seis finalistas no Prêmio Braztoa 2025

O Pará mais uma vez se destaca no cenário nacional do turismo sustentável. Seis iniciativas…

4 dias ago

Flor-de-lis vai além da beleza: 5 significados espirituais revelam como atrair proteção e força

Poucas flores carregam tanto mistério e simbolismo quanto a flor-de-lis. Ela não é apenas um…

4 dias ago

This website uses cookies.