Geral

Governo do Pará investe mais de R$ 5,5 milhões em auxílio às famílias em situação de emergência

 

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com o governo do Pará, desembolsou mais de R$ 5,5 milhões em assistência para famílias em condições emergenciais nos municípios paraenses. Este montante foi destinado a grupos familiares afetados por estiagem, chuvas intensas, cheias e alagamentos. Cerca de 19 mil cestas humanitárias, 2.600 kits dormitório, 1.500 colchões e quase 80 mil litros de água já foram distribuídos. Atualmente, 15 municípios encontram-se em situação de emergência, sendo oito devido a chuvas intensas, três por estiagem, dois por erosão costeira e dois por enxurradas e alagamentos.

O major Marcelo Pinheiro, chefe da Divisão de Operações da Cedec, ressalta a abordagem sistêmica e colaborativa adotada nos casos de desastre. Quando ocorre uma emergência em algum município, a prefeitura local é responsável pela resposta inicial. O Estado entra em cena para oferecer apoio complementar, incluindo pessoal, logística, assistência humanitária e suporte técnico, conforme necessário. Em casos de eventos de grande magnitude, a União também pode intervir para auxiliar tanto o Estado quanto o município.

As ações da Cedec em 2024, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), destacam-se nas ajudas humanitárias prestadas aos municípios de Tucuruí, Vitória do Xingu e Porto de Moz, afetados pela estiagem; Paragominas e Ipixuna do Pará, atingidos por fortes chuvas; e Rio Maria, devido às cheias do rio e às precipitações intensas.

Monitoramento constante

A Cedec realiza a emissão diária de boletins com alertas e mantém equipes de plantão 24 horas para intervir em casos de chuvas ou vendavais. Em situações emergenciais, um cadastro das famílias afetadas é feito, e as informações são repassadas para o Estado, município ou União, visando a assistência imediata por meio de ajuda humanitária, programas de auxílio como o Programa Recomeçar, entre outros recursos.

Quando necessário, a Cedec encaminha as famílias para abrigos temporários, coordenando a rede de assistência social em parceria com os municípios.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

4 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

4 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

5 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

5 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.