O Governo do Pará promoveu um workshop especial em celebração ao ‘Dia Mundial do Orgulho Autista’ nesta terça-feira, 18 de junho. Organizado pelo Complexo de Reabilitação, que inclui o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), o evento reuniu mais de 300 participantes, entre reabilitandos, acompanhantes e profissionais, em atividades realizadas nos auditórios do CIIR e do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) em Belém.
A data busca combater o estigma e a discriminação enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de destacar suas habilidades e contribuições para a sociedade. Nayara Barbalho, titular da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), enfatizou a importância da iniciativa: “Hoje é um dia muito importante, é uma data voltada para que as pessoas com autismo tenham orgulho de ser quem elas são. E para isso, é importante que elas conheçam os seus direitos.”
O workshop, organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), abordou temas fundamentais para a inclusão e a educação em saúde. O advogado Kristófferson Andrade, especialista em direitos das pessoas com TEA, ministrou a palestra “Direitos dos Autistas”, enquanto Rafael Morais, doutor em Ciência da Reabilitação, discutiu “Compreendendo a Seletividade Alimentar em Pessoas Neurodiversas”. Andrade destacou a importância de levar a discussão sobre TEA para comunidades, locais de trabalho e escolas, promovendo a inclusão e o respeito.
O evento foi bem recebido pelos participantes. Fabiane Silva, mãe de Fernando Ferreira, de 12 anos, que é atendido pelo CIIR há mais de um ano, compartilhou: “A temática ‘Seletividade Alimentar’ foi importante para eu conhecer melhor o processo de alimentação do meu filho. Adquiri mais conhecimento para o progresso do desenvolvimento do Fernando.”
O CIIR, Cetea e Natea são órgãos do Governo do Pará, administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Cetea está localizado na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos, enquanto o Natea está situado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, no CIIR. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (91) 4042-2157/58/59.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.