O Governo do Pará promoveu um workshop especial em celebração ao ‘Dia Mundial do Orgulho Autista’ nesta terça-feira, 18 de junho. Organizado pelo Complexo de Reabilitação, que inclui o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), o evento reuniu mais de 300 participantes, entre reabilitandos, acompanhantes e profissionais, em atividades realizadas nos auditórios do CIIR e do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) em Belém.
Objetivos do Evento
A data busca combater o estigma e a discriminação enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de destacar suas habilidades e contribuições para a sociedade. Nayara Barbalho, titular da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), enfatizou a importância da iniciativa: “Hoje é um dia muito importante, é uma data voltada para que as pessoas com autismo tenham orgulho de ser quem elas são. E para isso, é importante que elas conheçam os seus direitos.”
Temas e Palestrantes
O workshop, organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), abordou temas fundamentais para a inclusão e a educação em saúde. O advogado Kristófferson Andrade, especialista em direitos das pessoas com TEA, ministrou a palestra “Direitos dos Autistas”, enquanto Rafael Morais, doutor em Ciência da Reabilitação, discutiu “Compreendendo a Seletividade Alimentar em Pessoas Neurodiversas”. Andrade destacou a importância de levar a discussão sobre TEA para comunidades, locais de trabalho e escolas, promovendo a inclusão e o respeito.
Impacto e Experiências
O evento foi bem recebido pelos participantes. Fabiane Silva, mãe de Fernando Ferreira, de 12 anos, que é atendido pelo CIIR há mais de um ano, compartilhou: “A temática ‘Seletividade Alimentar’ foi importante para eu conhecer melhor o processo de alimentação do meu filho. Adquiri mais conhecimento para o progresso do desenvolvimento do Fernando.”
Serviços e Contato
O CIIR, Cetea e Natea são órgãos do Governo do Pará, administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Cetea está localizado na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos, enquanto o Natea está situado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, no CIIR. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (91) 4042-2157/58/59.