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Governo do Estado já realizou mais de 10 mil atendimentos na ação “Assistência por todo o Pará” em três municípios

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) já realizou 10.146 atendimentos, na ação “Assistência por todo o Pará”, executada nos municípios de Marabá (2.781 atendimentos), Abaetetuba (2.950) e Castanhal (4.415).

Serviços essenciais

O programa visa levar serviços essenciais, entre emissão de documentos, qualificações e oportunidades de emprego a todos os que estão em situação de vulnerabilidade ou almejam se aperfeiçoar para ingressar no mercado de trabalho.

O Governo do Pará atua de forma prioritária, para que todos os serviços sejam disponibilizados à população de forma inclusiva, e que assegure o bem-estar e a dignidade de todos. Por isso, busca cada vez mais, mecanismos eficazes, que alcancem os 144 municípios paraenses.

Dados

Em Marabá, a Seaster atuou em parceria com a Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA), na emissão de Registro Geral (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento e emissão da segunda via de certidão de óbito. Além da capacitação de gestão do cadastro único e do bolsa família, totalizando 1.023 atendimentos realizados. Um número expressivo, que mostra a efetividade do trabalho para com uma demanda bem relevante na região, visto que, municípios adjacentes também participaram da ação.

Ainda em Marabá, outro número expressivo, é referente a temática sobre alimentação saudável, que envolveu 563 atendimentos, entre treinamento de boas práticas para manipulação de alimentos, atendimento nutricional, capacitação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), atendimento de famílias oriundas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), oficina de aproveitamento integral de alimentos, prática de receitas saudáveis, oficina de compostagem e palestra sobre agricultura familiar.

Treinamentos

Treinamentos realizados em Marabá para gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) envolveu também o público da região, assim como para o treinamento específico aos gestores do programa Criança Feliz e treinamento para trabalhadores do Sipia, que é o sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), resultaram em 308 atendimentos.

Já em Castanhal, por exemplo, em que a ação aconteceu no período de 19 a 23 de maio, cerca de 785 atendimentos foram executados, entre emissão de carteira para artesão, formação para Microempreendedores Individuais (MEI), renovação da carteira de artesão, feira do empreendedor, entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para catadores, palestras e qualificação profissional.

Na área de emprego, Abaetetuba foi o município em que registrou o maior número de atendimentos com o quantitativo de 2.276, entre emissão de carteira de trabalho, atualização cadastral no Sistema Nacional de Emprego (Sine), atendimento para o seguro-desemprego, programa primeiro ofício, encaminhamentos para entrevista de emprego e captação de vagas em empresas da região.

“Assumimos o compromisso que é o de atuar junto à população que precisa de assistência, emprego e renda, além de qualificações que possibilitem mais qualidade de vida. Por isso planejamos e colocamos em ação um projeto que permeia as diferentes perspectivas para todos”, ressaltou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.

Em breve, a ação acontecerá nos municípios de Bragança e Belém. Todas as informações oficiais serão divulgadas nos canais da Seaster.

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