COP30

Governador Enfatiza Benefícios da COP 30 para a Amazônia

 

No Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, realizado em São Paulo nesta terça-feira (27), o governador Helder Barbalho ressaltou as oportunidades que a COP 30 proporcionará à Amazônia. O evento, que contou com a presença de líderes empresariais e políticos do setor ambiental, ocorreu pouco antes da reunião do G20, que reunirá ministros de finanças e presidentes de bancos centrais das maiores economias do mundo em São Paulo. Belém, a capital do Pará, também foi escolhida para sediar algumas atividades do G20.

Como presidente do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal e governador do Pará, Barbalho abriu o painel “Oportunidades e estratégias para ampliar o financiamento de Soluções Baseadas na Natureza no Brasil”. O evento focou no financiamento para impulsionar as “Soluções Baseadas na Natureza” (NBS), explorando estratégias inovadoras para enfrentar desafios e atrair recursos para essa área. Barbalho salientou que o atual cenário representa uma oportunidade para valorizar a economia florestal, com a participação dos países do Sul Global.

Pecuária Sustentável

No painel sobre sistemas alimentares e sustentabilidade, Barbalho defendeu a transformação das práticas de uso do solo para a produção de alimentos de forma mais sustentável e enfatizou o compromisso do Pará com a diversificação dos sistemas alimentares. Ele destacou que “o Pará já é líder no cultivo de açaí, abacaxi, dendê, mandioca e cacau, sendo o maior produtor de cacau do Brasil”. Ele acrescentou que o estado tem uma vasta experiência em restauração, diversidade, regularização ambiental e fundiária, crédito, oferta de maquinário, melhoria do solo, incrementos agrícolas e desenvolvimento de oportunidades.

Barbalho também anunciou a implementação de uma linha de crédito para propriedades rurais através do Banpará. “No Banco do Estado do Pará, temos uma linha de crédito específica chamada Banpará Bio, que se destina a propriedades de 50 a 100 hectares para estimular essas atividades produtivas”.

Sobre o Evento

O Fórum é um evento oficial do G20 Social e é organizado em conjunto pelo Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia. Lançado durante a COP28 em Dubai, em parceria com o Ministério da Fazenda, o fórum reúne membros do setor privado nacional e internacional, coalizões empresariais que impulsionam a transformação ecológica, academia, sociedade civil, filantropia e organismos multilaterais econômicos e de financiamento.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

9 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

10 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

10 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

11 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

11 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

23 horas ago

This website uses cookies.