Geral

Gestores da Prefeitura de Belém avançam no alinhamento de projetos prioritários

Representantes de secretarias e órgãos da Prefeitura de Belém se reúnem durante toda esta terça-feira, 29, para dar prosseguimento ao trabalho realizado em parceria com o Instituto Gesto, iniciado em outubro de 2022.

O objetivo é aplicar uma estratégia de atuação planejada, célere e sinérgica dentro da gestão pública, apoiada na gestão de pessoas e na formação de lideranças, valorizando projetos prioritários da Prefeitura de Belém.

A programação foi aberta com uma exposição do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, intitulada “Governo, diversidade e desafios da gestão municipal”. Ele lembrou que “usar recursos públicos em políticas fundamentais, que incluem combater à fome e às violências, nem sempre traz resultados que, de modo geral, os políticos acreditam ser o melhor caminho”.

Disse, ainda, que “meu primeiro ato como prefeito foi assinar o projeto de lei que cria o programa Bora Belém. Como o prefeito recebe uma cidade endividada e cria um programa de renda básica como esse? Gastar R$ 60 milhões do orçamento, com tantos desafios de infraestrutura, para combater a fome pode parecer loucura, do ponto de vista da política hegemônica. Cerca de 19 mil famílias já foram atendidas, sendo 92% são de famílias dirigidas por mulheres. Mais de 80 mil vidas deixaram de gritar de fome”.

Os desafios não diminuíram, acrescentou o prefeito, pelo contrário, a arrecadação, por exemplo, tem diminuído. No entanto, o município se dedica a reverter a situação e garantir seu compromisso com a população da cidade.

Ademais, a realização da COP-30 em Belém, em 2025, vai contribuir para que a administração municipal faça a requalificação do Complexo do Ver-o-Peso e do Mercado de São Brás, além da duplicação da Bernardo Sayão e outras obras. Dirigindo-se à secretária de Administração, Jurandir Novaes, Edmilson Rodrigues recomendou: “Jamais abrir mão da capacidade de sonhar”.

Parceria

A parceria entre Prefeitura e Instituto Gesto, que tem 14 órgãos como foco, é coordenada pela Secretaria de Administração e pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont). Jurandir Novaes destacou que a mais recente atividade desenvolvida pelos gestores demonstrou que a questão da diversidade é questão central e comum. Desde o início da parceria, os gestores participam desse reuniões mensais a reuniões semanais, entre encontros remotos e presenciais.

Titular da Secont e responsável pelo monitoramento de projetos estratégicos do governo, Luiz Araujo, reafirmou que “a ideia é fortalecer nossas capacidades, investir para elevar nossa capacidade de fazer as coisas, reforçando os projetos estratégicos e prioritário elegidos na Prefeitura”.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

3 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

3 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

3 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

4 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

4 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

16 horas ago

This website uses cookies.