Geral

Gestores da Prefeitura de Belém avançam no alinhamento de projetos prioritários

Representantes de secretarias e órgãos da Prefeitura de Belém se reúnem durante toda esta terça-feira, 29, para dar prosseguimento ao trabalho realizado em parceria com o Instituto Gesto, iniciado em outubro de 2022.

O objetivo é aplicar uma estratégia de atuação planejada, célere e sinérgica dentro da gestão pública, apoiada na gestão de pessoas e na formação de lideranças, valorizando projetos prioritários da Prefeitura de Belém.

A programação foi aberta com uma exposição do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, intitulada “Governo, diversidade e desafios da gestão municipal”. Ele lembrou que “usar recursos públicos em políticas fundamentais, que incluem combater à fome e às violências, nem sempre traz resultados que, de modo geral, os políticos acreditam ser o melhor caminho”.

Disse, ainda, que “meu primeiro ato como prefeito foi assinar o projeto de lei que cria o programa Bora Belém. Como o prefeito recebe uma cidade endividada e cria um programa de renda básica como esse? Gastar R$ 60 milhões do orçamento, com tantos desafios de infraestrutura, para combater a fome pode parecer loucura, do ponto de vista da política hegemônica. Cerca de 19 mil famílias já foram atendidas, sendo 92% são de famílias dirigidas por mulheres. Mais de 80 mil vidas deixaram de gritar de fome”.

Os desafios não diminuíram, acrescentou o prefeito, pelo contrário, a arrecadação, por exemplo, tem diminuído. No entanto, o município se dedica a reverter a situação e garantir seu compromisso com a população da cidade.

Ademais, a realização da COP-30 em Belém, em 2025, vai contribuir para que a administração municipal faça a requalificação do Complexo do Ver-o-Peso e do Mercado de São Brás, além da duplicação da Bernardo Sayão e outras obras. Dirigindo-se à secretária de Administração, Jurandir Novaes, Edmilson Rodrigues recomendou: “Jamais abrir mão da capacidade de sonhar”.

Parceria

A parceria entre Prefeitura e Instituto Gesto, que tem 14 órgãos como foco, é coordenada pela Secretaria de Administração e pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont). Jurandir Novaes destacou que a mais recente atividade desenvolvida pelos gestores demonstrou que a questão da diversidade é questão central e comum. Desde o início da parceria, os gestores participam desse reuniões mensais a reuniões semanais, entre encontros remotos e presenciais.

Titular da Secont e responsável pelo monitoramento de projetos estratégicos do governo, Luiz Araujo, reafirmou que “a ideia é fortalecer nossas capacidades, investir para elevar nossa capacidade de fazer as coisas, reforçando os projetos estratégicos e prioritário elegidos na Prefeitura”.

Recent Posts

Obras da COP30 em Belém avançam e ganham aval do BNDES

A preparação de Belém para sediar a COP30, em novembro de 2025, ganhou nesta semana…

27 minutos ago

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

3 horas ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

Pará á destaque em seis finalistas no Prêmio Braztoa 2025

O Pará mais uma vez se destaca no cenário nacional do turismo sustentável. Seis iniciativas…

4 dias ago

This website uses cookies.