A construção de obras e espaços públicos que melhoram a qualidade de vida da população é uma necessidade inegável. No entanto, essas atividades geram resíduos que precisam ser manejados de maneira segura e adequada. Em Parauapebas, o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) está liderando o caminho com uma abordagem ambientalmente responsável.
O Prosap encaminha todas as suas sobras de obras para o Aterro de Resíduos – Classe A, também conhecido como Bota-Fora. Este local, devidamente licenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), é preparado tecnicamente para receber e acondicionar os resíduos provenientes das obras.
O aterro agrega todos os tipos de materiais que as obras do programa produzem, incluindo galhadas, solo mole, material lenhoso e resíduos da construção civil (RCC). Segundo Josino Lourenço, fiscal ambiental do Prosap, o aterro possui um sistema de drenagem para a contenção de águas pluviais, taludes para a contenção de materiais e todos os controles ambientais pertinentes à operação.
Além de garantir a segurança e a destinação correta dos restos de obras, o aterro evita o comprometimento do tráfego no centro da cidade, da drenagem urbana e da proliferação de doenças.
Adilson Santos, chefe operacional do aterro, explica que o controle começa na portaria, onde os caminhões carregados com resíduos são inspecionados. “Ali mesmo, já identificamos o tipo de material que está entrando e damos o destino correto para ele”, diz Santos. Ele também destaca que toda a rota por onde os caminhões e maquinários passam é devidamente sinalizada.
Os Resíduos Classe-A fazem parte dos resíduos da construção civil (RCC) e são definidos pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) como os resíduos gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis.
A gestão de resíduos é uma parte crucial da construção de um futuro sustentável. Com programas como o Prosap, podemos garantir que nossas cidades cresçam e se desenvolvam de maneira responsável, minimizando o impacto ambiental e melhorando a qualidade de vida para todos.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.