Geral

Garantindo a Segurança dos Ciclistas em Belém

Em uma tentativa de garantir a segurança dos ciclistas no trânsito, a Prefeitura de Belém, por meio da Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), está realizando uma série de ações educativas direcionadas aos motociclistas.

Respeito às Faixas Exclusivas

Na quinta-feira, 14 de dezembro, os agentes de Educação para o Trânsito atuaram na ciclofaixa da Avenida Senador Lemos, com a Travessa Alferes Costa, no bairro da Sacramenta. O objetivo era conscientizar os condutores de veículos, especialmente motociclistas, sobre a importância de respeitar as faixas exclusivas para ciclistas.

Tatiane Pinheiro, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da Semob, explicou: “A ação educativa visa garantir maior segurança aos ciclistas que pedalam nas ciclofaixas da cidade, a partir do momento em que busca conscientizar os motociclistas a respeitarem esses espaços exclusivos”.

Ações e Resultados

Durante a ação, foram realizadas cerca de 350 abordagens, com orientações de segurança no trânsito e distribuição de material educativo. A Avenida Senador Lemos foi escolhida para a realização da ação educativa, justamente, por ter sido recentemente inaugurada e contar com uma nova ciclofaixa implantada em toda a sua extensão.

Como os usuários da via ainda estão se adaptando à nova sinalização, a Semob considerou de vital importância orientar e alertar os motociclistas para não trafegarem nessas faixas, considerada uma infração gravíssima, que gera multa triplicada.

Penalidades

“A multa triplicada totaliza R$ 880,41, além de somar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, alertou a chefe da CDET. Ela acrescentou que, além de colocar em risco a segurança dos ciclistas, o motociclista que for flagrado transitando na ciclofaixa estará sujeito à penalidade, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Reações

Motociclistas e ciclistas aprovaram a iniciativa da Semob e consideram importante a orientação e alerta sobre os riscos à segurança e às penalidades resultantes dessa prática infracional. A pressa e a imprudência podem resultar em multas, sinistros e mortes no trânsito, que podem ser evitados.

Helder Oliveira, um motociclista local, defendeu a ação, dizendo: “Eu acho que deveria ter muito mais fiscalização em cima desses motociclistas, que causam muitos acidentes e acabam fazendo com que as pessoas que não têm nada a ver, sofram o acidente também. Tem que seguir as leis”.

A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada e todos devem fazer a sua parte. Ações como essa da Prefeitura de Belém são um passo importante para garantir que as estradas sejam seguras para todos, sejam eles motoristas, motociclistas ou ciclistas. É essencial que continuemos a educar e a conscientizar todos os usuários da estrada sobre a importância do respeito mútuo e da segurança.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

13 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

13 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

13 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

14 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

14 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

1 dia ago

This website uses cookies.