Categories: sem fotos

Fórum das Cidades Amazônicas inicia em Belém para dar voz aos povos da região

Prefeitos, prefeitas e outras autoridades de cidades da Amazônia Legal estão reunidos no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar) nesta quinta-feira, 3, no Fórum das Cidades Amazônicas, para realizar um debate amplo sobre a região e propor políticas públicas para a maior floresta tropical do mundo.

Mais de 15 instituições estão envolvidas na organização do evento, entre elas, a Prefeitura de Belém. Durante coletiva de imprensa, o prefeito da capital paraense, Edmilson Rodrigues, destacou o que significa o encontro ao povo amazônida.

“A Amazônia, que é floresta, é uma biodiversidade, também é o povo. Somos ainda uma região urbanizada, que necessita de políticas públicas específicas. Então, este evento vai mostrar isso, na expectativa do encerramento dos debates ser redigida a Carta de Belém, onde vão estar os anseios das cidades amazônicas para que seja apresentada à Cúpula da Amazônia”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues.

A iniciativa do evento é da Prefeitura de Belém, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e em coordenação com o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), Ministério das Cidades (MCID), Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei).

No evento, prefeitos da Amazônia Brasileira estão presentes para somarem com a elaboração das políticas públicas, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos, uma das articuladoras da participação das cidades que compõem a região amazônica, que conta com prefeitos e seus representantes unidos para o desenvolvimento local.

O Governo Federal, que também faz parte da organização do evento, acompanha os debates no Fórum representado pelo Ministério das Cidades, com o secretário Nacional do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé; e pelo titular da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Luiz Ceciliano.

“O mundo está olhando para a Amazônia e a gente precisa ouvir os prefeitos da região, para apresentar soluções de políticas públicas adequadas. A Amazônia não é o problema, é a solução”, enfatizou Ceciliano.

Ao todo, oito países da América Latina participam do evento que segue até esta sexta-feira, 4. A prefeita de Artures, na Venezuela, Mirabal Yamilet, ressaltou a diversidade de povos que acompanham os debates realizados no encontro, principalmente os dos indígenas, que, segundo ela, só enriquecem por apresentarem outros olhares para soluções de problemáticas da região.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

4 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.