Geral

Fórum Consecti e Confap debate ampliação do apoio à ciência e tecnologia na Amazônia

O Fórum Nacional Consecti e Confap começou nesta quarta-feira (27), no prédio da reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, com reunião entre os diretores científicos das fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil. As principais lideranças de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) debatem pautas internas e buscam ações para melhorar a operação das Fundações.

“Queremos promover a integração, o desenvolvimento de soluções conjuntas baseado no modelo de amparo de cada uma das fundações. Discutiremos a parceria com entes nacionais, regramento em nível federal, preparando um documento que vai servir de subsídio para outras discussões ao longo da programação do fórum”, informou o diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Deyvison Medrado.Reunião dos diretores científicos das fundações de Amparo à PesquisaFoto: Myckael Portugal / Divulgação

Região Norte – Carlos Alberto Aragão de Carvalho, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), afirmou que uma das linhas de atuação do órgão é criar um edital de apoio específico para desenvolver a CT&I nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“Precisamos lidar com as assimetrias do País. Queremos focar em um edital com recursos adicionais para essas regiões. Se o discurso é que a Amazônia é uma prioridade, que a nossa biodiversidade é um patrimônio fantástico, e que ela precisa ser olhada de uma maneira não exploratória, nós precisamos desenvolver a ciência, tecnologia e inovação, formar grupos que se dediquem a isso nessa e em outras regiões importantes”, ressaltou Carlos Aragão.

Sobre o encontro dos diretores científicos, que deve ocorrer nos próximos fóruns, o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho, disse que “essa troca de ideias é muito importante. Uma iniciativa que é feita no Pará, no Maranhão, como exemplos, pode ser estendida para outros locais. São esses diretores científicos que vão operacionalizar todo o processo de fomento à ciência, tecnologia e inovação”.

Representação – O Fórum Nacional Consecti e Confap reúne os presidentes das 27 fundações de Amparo à Pesquisa, secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à CT&I, para promover o debate de temas prioritários da política científica e tecnológica nacional e sobre os desafios da região amazônica.

O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com apoio do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet) e a Fapespa.

A abertura oficial do Fórum Nacional Consecti & Confap será nesta quinta-feira (28), as 9 h, no anfiteatro da Selva – Casa do Saulo, com transmissão ao vivo pelo canal do Confap no YouTube (youtube.com/confapbrasil).

Programação – Nesta quarta-feira (27), ainda como programação prévia, houve visita ao Museu de Ciência da Amazônia (MuCA). A abertura oficial terá presenças de autoridades e atrações culturais. Em seguida, ocorrerá o primeiro bloco de atividades do dia, com a temática “Amazônia+10”, iniciativa que visa apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico sobre a floresta tropical.

Ainda haverá mais três blocos de atividades: Agências Nacionais de Fomento à CT&I (Finep, Capes e CNPq); Sessão Consecti/Confap e Desenvolvimento de um Neuroprotetor Natural: o case da startup Neuroprotect – Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces).

Na sexta-feira (29), a programação inclui mais dois blocos de discussões: Desafios da Pesquisa e Pós-graduação na Amazônia, com reitores e diretores de instituições de Ciência e Tecnologia, e uma apresentação da Finep. No mesmo dia será realizada reunião interna entre membros do Consecti e Confap.

Mais informações estão disponíveis em https://confap.org.br/pt/foruns/76/forum-nacional-consecti-confap-santarem-pa-2023

O link da transmissão ao vivo é https://www.youtube.com/watch?v=MvQvCmNjqfY

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

1 dia ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

1 dia ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

1 dia ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

1 dia ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

1 dia ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

2 dias ago

This website uses cookies.