Lazer

Fluxo aéreo cresce 4,9% em Santarém (PA) impulsionado pelo apoio do Ministério do Turismo

A cidade de Santarém, no oeste do Pará, consolida-se como um dos destinos turísticos mais promissores da Amazônia, e o Ministério do Turismo tem sido um dos principais parceiros do processo de valorização da região. Uma das ações de destaque é a confirmação do patrocínio de R$ 2,6 milhões à edição 2025 do Festival Sairé, uma das manifestações culturais mais simbólicas do Brasil, que será realizada entre 18 e 22 de setembro em Alter do Chão, distrito do município.

Apoio federal

O resultado do apoio federal já começa a aparecer em dados oficiais: de janeiro a maio desse ano, o Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, recebeu 191.973 passageiros, um aumento de 4,9% na comparação com o mesmo período de 2024. Os números da Aena Brasil, concessionária que administra o terminal, evidenciam o impacto positivo das políticas públicas de fomento ao setor turístico na região.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, observa que, além da maior visibilidade dos atrativos culturais e naturais locais, o esforço contínuo para promover o ramo de eventos em Santarém se reflete diretamente no crescimento do segmento. “O apoio ao Sairé integra uma política estratégica de fortalecimento do turismo cultural e sustentável na Amazônia, resultando no reconhecimento da potência turística da região” destaca o ministro.

Celso Sabino ressalta que patrocinar o Festival Sairé significa investir em uma das realizações culturais mais genuínas do Brasil. “O Festival Sairé representa a alma da cultura amazônica e tem enorme potencial para atrair turistas do mundo inteiro. Apoiar Santarém é fortalecer o turismo de base comunitária, gerar emprego, renda e preservar o nosso patrimônio cultural”, aponta Sabino.

Santarém também recebeu investimentos em capacitação profissional do governo federal, por meio da primeira Escola Nacional de Turismo, no Pará. De janeiro a maio de 2025, a unidade formou 352 alunos mediante parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. Os cursos envolveram disciplinas a exemplo de atendimento, turismo de base comunitária e idiomas, contribuindo para elevar a qualidade da experiência do visitante.

ECOTURISMO

O município de Santarém, que dispõe de voos diretos para Brasília (DF), Manaus (AM) e Belém (PA), vem se posicionado como um dos principais polos de ecoturismo da região Norte do Brasil. Mesmo fora da alta temporada – que começa em julho, com a formação de praias de rio –, a cidade se destaca pela oferta de trilhas, gastronomia, vivências ribeirinhas e uma forte hospitalidade.

A partir do impulso do Ministério do Turismo e da chegada de grandes eventos a Santarém, como o Festival Sairé, a expectativa é de crescimento contínuo no fluxo de visitantes, posicionando a região como um destino prioritário entre as opções de viajantes brasileiros e internacionais.

Fonte: Agência Gov | Via MTur

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.