Lazer

Fluxo aéreo cresce 4,9% em Santarém (PA) impulsionado pelo apoio do Ministério do Turismo

A cidade de Santarém, no oeste do Pará, consolida-se como um dos destinos turísticos mais promissores da Amazônia, e o Ministério do Turismo tem sido um dos principais parceiros do processo de valorização da região. Uma das ações de destaque é a confirmação do patrocínio de R$ 2,6 milhões à edição 2025 do Festival Sairé, uma das manifestações culturais mais simbólicas do Brasil, que será realizada entre 18 e 22 de setembro em Alter do Chão, distrito do município.

Apoio federal

O resultado do apoio federal já começa a aparecer em dados oficiais: de janeiro a maio desse ano, o Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, recebeu 191.973 passageiros, um aumento de 4,9% na comparação com o mesmo período de 2024. Os números da Aena Brasil, concessionária que administra o terminal, evidenciam o impacto positivo das políticas públicas de fomento ao setor turístico na região.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, observa que, além da maior visibilidade dos atrativos culturais e naturais locais, o esforço contínuo para promover o ramo de eventos em Santarém se reflete diretamente no crescimento do segmento. “O apoio ao Sairé integra uma política estratégica de fortalecimento do turismo cultural e sustentável na Amazônia, resultando no reconhecimento da potência turística da região” destaca o ministro.

Celso Sabino ressalta que patrocinar o Festival Sairé significa investir em uma das realizações culturais mais genuínas do Brasil. “O Festival Sairé representa a alma da cultura amazônica e tem enorme potencial para atrair turistas do mundo inteiro. Apoiar Santarém é fortalecer o turismo de base comunitária, gerar emprego, renda e preservar o nosso patrimônio cultural”, aponta Sabino.

Santarém também recebeu investimentos em capacitação profissional do governo federal, por meio da primeira Escola Nacional de Turismo, no Pará. De janeiro a maio de 2025, a unidade formou 352 alunos mediante parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. Os cursos envolveram disciplinas a exemplo de atendimento, turismo de base comunitária e idiomas, contribuindo para elevar a qualidade da experiência do visitante.

ECOTURISMO

O município de Santarém, que dispõe de voos diretos para Brasília (DF), Manaus (AM) e Belém (PA), vem se posicionado como um dos principais polos de ecoturismo da região Norte do Brasil. Mesmo fora da alta temporada – que começa em julho, com a formação de praias de rio –, a cidade se destaca pela oferta de trilhas, gastronomia, vivências ribeirinhas e uma forte hospitalidade.

A partir do impulso do Ministério do Turismo e da chegada de grandes eventos a Santarém, como o Festival Sairé, a expectativa é de crescimento contínuo no fluxo de visitantes, posicionando a região como um destino prioritário entre as opções de viajantes brasileiros e internacionais.

Fonte: Agência Gov | Via MTur

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

13 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

14 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

14 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

15 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

15 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

1 dia ago

This website uses cookies.