Saúde

Farmácia Popular beneficiou mais de 24 milhões de brasileiros em 2024, maior número da série histórica


O programa Farmácia Popular agora oferece, de forma 100% gratuita, os 41 itens do catálogo de medicamentos e insumos de saúde. A ampliação representa um marco na política de acesso a medicamentos no Brasil. Em 2024, o programa alcançou o maior número de beneficiários desde 2006, ultrapassando 24 milhões de pessoas atendidas. O anúncio da ampliação da gratuidade de todos os insumos e para todos os brasileiros, foi feito pela ministra Nísia Trindade nesta quinta-feira (13), último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

“Estamos fortalecendo o compromisso que este governo assumiu com a dignidade e o bem-estar da nossa população, especialmente as pessoas que vivem em regiões de maior vulnerabilidade social. Garantir acesso gratuito a medicamentos essenciais é uma resposta concreta às necessidades do povo brasileiro. Saúde não pode ser um privilégio, é um direito”, destacou a ministra Nísia.

A partir de agora, todos os brasileiros têm acesso gratuito a medicamentos para doenças como asma, diabetes, hipertensão, osteoporose, parkinson, glaucoma e anticoncepcionais, além de fraldas geriátricas para idosos e pessoas com deficiência. Pelo menos 1 milhão de pessoas, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos, mas agora vão retirar tudo gratuitamente, serão imediatamente beneficiadas. Além das fraldas geriátricas, que passam a ser fornecidas de graça para o público elegível, a Dapagliflozina – medicamento utilizado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular – também será ofertada sem custo.

A ministra destacou a relevância da medida diante do envelhecimento da população e das demandas crescentes por cuidados continuados. “As fraldas geriátricas, por exemplo, que agora são fornecidas gratuitamente, garantem uma economia de até R$ 270 mensais para idosos e pessoas com deficiência. Isso significa mais dignidade para quem mais precisa”, afirmou a ministra Nísia, complementando que a dapagliflozina, por sua vez, representa uma economia de cerca de R$ 190 por mês para as famílias.

Segundo a ministra, a ampliação do programa representa um símbolo do fortalecimento do SUS e do compromisso com o acesso universal à saúde. “O SUS é patrimônio do povo brasileiro. Expandir o Farmácia Popular é assegurar que a saúde chegue a todos, sem barreiras financeiras. Essa conquista é fruto de um esforço coletivo, de diálogo com estados e municípios, e de um olhar atento para as necessidades da nossa população”, afirmou a Nísia nesta quinta (13).


News

Recent Posts

Por que o estômago faz barulho quando temos fome?

Se você já passou por aquele momento embaraçoso em que seu estômago começa a fazer…

18 horas ago

3 etapas para um arroz carreteiro de respeito

O arroz carreteiro é um prato tradicional da culinária brasileira, originado dos tropeiros e carreteiros…

18 horas ago

Semana de Moda Amazônica no Pátio Belém enfoca moda autoral e práticas sustentáveis

Coletivos indígenas e marajoaras, estilistas locais, novos criativos, além de estudantes de Moda e de…

1 dia ago

Ministério da Saúde: Caravana da Saúde percorre 27 municípios de 16 estados para controlar a dengue

O Ministério da Saúde concluiu mais uma semana da Caravana da Saúde, que percorreu 27…

1 dia ago

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A Presidente da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PARAGOMINAS, COOPERURAIM, inscrita sob…

2 dias ago

3 maneiras diferentes de fazer cheesecake em casa

O cheesecake é uma sobremesa clássica, conhecida por sua cremosidade e sabor irresistível. Ele pode…

2 dias ago

This website uses cookies.