Geral

Estado do Pará adere ao ‘Programa Interreg de Cooperação Amazônica’

O Estado do Pará oficializou sua adesão ao “Programa Interreg de Cooperação Amazônica (PCIA)”, uma iniciativa europeia voltada para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) será a representante do Pará nesse esforço de cooperação internacional. O programa é coordenado pela Coletividade Territorial da Guiana (CTG) e busca promover a colaboração entre os países do Escudo Amazônico: Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Brasil, com foco nos estados brasileiros que fazem fronteira com essas nações, como Amapá, Pará e Amazonas.

A adesão do Pará foi formalizada em uma cerimônia realizada na quarta-feira, 11 de setembro, na sede da CTG, com a presença de Marcel Botelho, presidente da Fapespa, e representantes de diversas entidades parceiras do PCIA, incluindo autoridades do Suriname, União Europeia, Guiana Francesa e a própria CTG.

Marcel Botelho ressaltou a importância estratégica do Pará para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e destacou os benefícios que essa parceria internacional trará para o estado. Ele apontou, entre outros aspectos, a atração de novos investimentos e a valorização de programas locais, como o PlanBio, que promove o uso sustentável da biodiversidade e os conhecimentos ancestrais. “A cooperação proporcionará um intercâmbio de experiências entre os países do Escudo das Guianas e fortalecerá nossas iniciativas”, afirmou.

A assinatura da carta de adesão representa o primeiro passo do Pará na cooperação com a Guiana Francesa, abrindo novas oportunidades de pesquisa para as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) públicas da região. A expectativa é que, com essa colaboração, os países e estados participantes trabalhem juntos para solucionar desafios comuns enfrentados na Amazônia.

O Programa Interreg tem como principais objetivos promover o desenvolvimento integrado da região amazônica de forma equilibrada e sustentável, incentivar a cooperação transfronteiriça entre os países envolvidos e estimular o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Além disso, o programa visa a preservação ambiental, com ações focadas na conservação da biodiversidade e no combate às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que busca melhorar a qualidade de vida das populações locais, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e social da região.

News

Recent Posts

Guia para mudas de Lírio da Paz: 6 passos para fazer do jeito certo

O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…

2 horas ago

Passo a passo para fazer mudas de gerbera e aumentar sua coleção

Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…

2 horas ago

4 estilos para cabelo crespo curto com personalidade

Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…

2 dias ago

4 truques para deixar cabelos crespos mais hidratados e macios

Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…

3 dias ago

No primeiro trimestre, Brasil recebe 3,7 milhões de turistas internacionais e acumula recordes em 2025

O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…

4 dias ago

Guia do consumidor auxilia população de Belém na compra do pescado

Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…

4 dias ago

This website uses cookies.