Geral

Estado começa a matricular aprovados no CNH Pai D’égua no sul e sudeste paraense

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou nesta terça-feira (19) a matrícula dos candidatos aprovados no Programa Social CNH Pai D’égua em Marabá, Parauapebas, Redenção e regiões de abrangência no Sul e Sudeste do Pará. Os beneficiários da iniciativa do governo do Estado nesses municípios devem comparecer ao local de matrícula com todos os documentos, para a última etapa de ingresso no Programa.

O período de matrícula prossegue até 28 de novembro, conforme o horário agendado, enviado por e-mail ao candidato. Os usuários que não receberam o e-mail de confirmação do agendamento podem acessar o site do Detran e consultar dia, horário e local. A matrícula é a primeira etapa do processo de habilitação, quando os candidatos aprovados apresentam os documentos e abrem o processo no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). No local de matrícula, o candidato faz a coleta biométrica, e depois poderá marcar o exame médico no site do Detran ou pelo número 154.

Para acelerar a logística, alguns municípios receberão candidatos de municípios próximos. Serão 7 mil matrículas realizadas no Programa, iniciativa do Estado, coordenada pelo Detran, com o objetivo  de garantir a emissão de CNH totalmente gratuita para pessoas de baixa renda.

A diretora-geral do Detran, Renata Coelho destacou a importância da matrícula dos
candidatos, informando que “este é o primeiro passo que os candidatos dão para obter a Carteira Nacional de Habilitação. É muito importante que os interessados se atentem à data, horário e local de matrícula e, principalmente, aos documentos solicitados e descritos no edital”.

Documentação – Durante o processo de matrícula, os candidatos devem apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade ou equivalente para Primeira Habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria; CPF; comprovante de residência atualizado; certificado ou declaração de escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado de Educação( Seduc) ou equivalente em outra Unidade Federativa, e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitidas pela Polícia Civil do Estado do Pará, com vencimento de 90 dias.

As regiões Sul e Sudeste são as últimas áreas de trânsito a realizar a matrícula do CNH Pai D’égua. São asseguradas 60 mil carteiras, sem nenhum custo financeiro aos beneficiários. O objetivo do governo do Estado é ajudar os selecionados a conquistarem, com a habilitação, novas oportunidades no mercado de trabalho para incrementar a renda familiar.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

2 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

2 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

3 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

3 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

3 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.