Geral

Estado apoia participação de produtores paraenses no Festival Chocolat Salvador

 

Entre os dias 14 e 17 de março, Salvador, na Bahia, será palco do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, “Chocolat Salvador”, um dos maiores eventos do gênero na América Latina. Produtores do Pará estarão presentes para representar o estado, contando com o apoio de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

A Sedap, por meio do Programa Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Estado do Pará (Procacau), estará representada no evento. Ivaldo Santana, coordenador da unidade e engenheiro agrônomo, destaca a importância de participar de eventos internacionais para promover a produção local, especialmente as amêndoas premiadas no concurso “Cocoa of Excellence”, realizado em Amsterdã, na Holanda, em fevereiro deste ano. O festival também será uma oportunidade para promover o chocolate produzido no Pará.

Além de Salvador, a Sedap, que gerencia os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), planeja levar produtores para outros eventos futuros, como o “Chocolat Xingu”, em Altamira, que acontecerá de 13 a 16 de junho.

“O festival de Altamira é atualmente o que atrai o maior público no Brasil. No ano passado, tivemos 110 mil visitantes. Apostamos nesses eventos para promover a nossa cacauicultura”, destaca Santana.

Segundo o coordenador do Procacau, a grande presença de público em Altamira se deve ao fato de o município estar localizado no centro da produção cacaueira paraense. Municípios como Novo Repartimento, Medicilândia, Uruará e Rurópolis, localizados na popular “região da Transamazônica” (BR-230), são responsáveis por 86% da produção de cacau do Pará.

“Altamira é uma cidade polo e recebe os produtores desses municípios. Por isso, batemos esse recorde de público e a cada ano aumenta mais. Esperamos que este ano não seja diferente. Levaremos dezenas de produtores, além dos que já estão lá e que se juntam ao evento para promover o nosso cacau”, ressalta Santana.

Eventos internacionais também são grandes vitrines para os produtos do segmento cacaueiro. Para 2024, já estão programados o “Origem Week na Bélgica” (5 a 8 de setembro), o “Chocolat Portugal” (24 a 27 de outubro), o “Salão do Chocolate de Paris” e o “Brasil Origem Week”, na França (30 de outubro e 3 de novembro).

“Outro ponto importante é que o nosso produtor consegue fechar negócios futuros. A amêndoa é exposta nesses países e se torna bastante conhecida”, avalia o servidor da Sedap.

O “Chocolat Salvador 2024” será realizado em conjunto com a feira de negócios “Origem Week”, voltada para a gastronomia autêntica, com produtos de origem de todo o Brasil. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Salvador.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

1 dia ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

1 dia ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

1 dia ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

1 dia ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

1 dia ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

2 dias ago

This website uses cookies.