09As crianças (e mães) do Tenoné ganharão mais cinco novas salas para atender ao ensino maternal e infantil ainda neste semestre. A metodologia de construção, inovadora, vai permitir entregar uma ampliação de cinco novas salas de aulas, um novo refeitório, um redário e um novo playground na Escola Municipal de Educação Infantil Rita Nery, no Tenoné, antes do fim do semestre. Na tarde desta segunda-feira, 8, o prefeito Edmilson Rodrigues visitou a obra, que com apenas um mês já está com a fundação concluída e todas as paredes levantadas.
O engenheiro responsável pela obra, Eduardo Marques, explica que esta é a primeira vez que esse tipo de tecnologia é utilizada na rede municipal de ensino. “A vantagem desse novo método construtivo é o tempo de obra, uma obra limpa, com pós-manutenção mínima; além disso, essa tecnologia é importante para a nossa região, que é a termo-acústica, ou seja, os ruídos de dentro ficam dentro e os de fora ficam fora: em relação à térmica, não fica aquele abafado, não fica calor como nas construções de alvenaria”, explica o engenheiro.
O método também apresenta um custo-benefício menor no valor do material, na durabilidade e na velocidade com que se constrói, acrescenta o prefeito Edmilson Rodrigues: “Nós saímos da recém-inaugurada escola mais convencional, de alvenaria tradicional e cobertura com telha cerâmica, para uma tecnologia de construção mais rápida, porque é toda feita modularmente, a estrutura vem pré-fabricada: são peças metálicas e, na estruturação da obra, as vedações já funcionam como elementos estruturais, nós poderemos ter aqui, e teremos, redários, para afirmar culturalmente a cultura amazônica”, celebra o prefeito.
Investimento
A obra foi iniciada no último dia 4 de março, com um investimento de R$ 2.023.260,00, com projeto de cinco novas salas de aula, refeitório, novos banheiros e nova cozinha.
A diretora da EMEI Rita Nery, Lidiane Lima, fala da alegria de ter recebido uma escola totalmente reformada no ano passado e agora ver a ampliação do espaço para mais quatro turmas (uma das novas salas será para atendimento pedagógico). “Essa melhor estruturação física, benfeitoria, a questão do fotovoltaico, que é energia limpa, ganha com essa ampliação, uma melhor qualidade de ensino para as crianças, e tudo isso só agrega para a comunidade do Tenoné, que é tão populosa”, vibra a diretora Lidiane.