COP30

Encontro na embaixada da Finlândia aborda a COP 30 e a tecnologia na gestão ambiental

A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, juntamente com uma comitiva de representantes de grandes empresas globais, reuniu-se terça-feira (30/01/24) com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida. O encontro teve como foco discutir o apoio e as oportunidades de investimentos estratégicos para a gestão ambiental do Pará, com ênfase na COP 30, programada para ocorrer na capital paraense em 2025.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio Romão, e a Diretora Geral do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, Camilla Miranda. O diálogo abordou as possíveis oportunidades decorrentes da parceria entre o Pará e a Finlândia, com destaque para a área de tecnologia.

O secretário Mauro O’de Almeida expressou o interesse do estado em ampliar investimentos com parceiros estratégicos, destacando o espaço conquistado internacionalmente, tanto devido à COP 30 quanto à inovação nas políticas ambientais. Ele ressaltou a busca por investimentos, especialmente no manejo florestal sustentável.

O Pará já utiliza o sistema starlink em seus veículos de fiscalização ambiental, proporcionando internet de alta potência via satélite em regiões remotas. O secretário mencionou o objetivo de incorporar mais tecnologia nessa atividade e enfatizou a importância do contato com a Finlândia e as empresas presentes, focadas em transformação digital e apoio tecnológico.

A embaixadora Johanna Karanko salientou que a cooperação pode facilitar a conexão entre o Pará e as empresas, especialmente no que diz respeito ao manejo florestal, considerando que muitos finlandeses são proprietários de florestas, com destaque para mulheres.

Durante a reunião, a embaixadora informou que o Brasil sediará o World Circular Economy Forum em 2025, marcando a primeira vez que o evento internacional ocorrerá na América Latina.

O representante da Nokia no Brasil, Rodrigo Michel, expressou o interesse da corporação em otimizar a eficiência nos projetos de transformação digital, oferecendo apoio e suporte tecnológico ao Pará. Ele ressaltou a intenção de conectar interesses e estratégias para que a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) possa tomar decisões mais eficientes com base na tecnologia disponível.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

4 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

5 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.