Educação

Emoção e Alegria no Resultado do Primeiro Vestibular da UEPA em Canaã dos Carajás

 

Pedro Henrique Souza, de 18 anos, alcançou a primeira posição no curso de fisioterapia. Ao ouvir seu nome na lista de aprovados, ele mal podia acreditar que seu sonho se tornara realidade. “Eu não acredito. Eu passei. Eu não sei explicar. Estou tão feliz. Sou calouro da universidade pública. Obrigado, meu Deus!”, declarou emocionado.

Quem passava pelo Bairro Novo Horizonte na quarta-feira (27) teve a oportunidade de ouvir a conhecida marchinha do cantor paraense Pinduca: “Alô Alô Papai, Alô Mamãe, coloquem o rádio para tocar que eu passei no vestibular”. Esse foi o som que anunciou um momento histórico na educação superior em Canaã dos Carajás – o primeiro vestibular da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A aguardada lista de aprovação foi divulgada às 18h10, em um anúncio tradicional, acompanhado por um carro de som e o famoso trote, com direito a muita farinha e ovos para receber os calouros. A cada nome anunciado, houve agradecimentos, sorrisos e lágrimas. Familiares e amigos que compartilharam os sonhos dos candidatos vibraram com as aprovações.

Nila Padilha, mãe de Marcos Vinicius, ao ouvir que seu filho havia sido aprovado no curso de fisioterapia, não conseguiu conter a emoção e correu para abraçá-lo. “Como mãe, me sinto muito orgulhosa e feliz ao saber que meu filho está no caminho certo e cursará o ensino superior, o que é muito importante na vida de todos. Nossa família está radiante, só felicidade”, comemorou.

A cobertura do anúncio dos aprovados contou com a presença dos veículos de comunicação locais. Para o repórter Carlos Antônio (Santiago), foi uma experiência única e gratificante. “Foi muito emocionante para mim, como repórter, uma experiência nova. Emoção a cada nome chamado, o semblante das pessoas irradiava felicidade. Foi uma emoção contagiante para todos nós”, afirmou.

Tânia Pacheco, de 40 anos, foi aprovada no curso de gastronomia. Ela decidiu mudar de profissão e dar uma guinada em sua vida. “Estou muito feliz e agora posso fazer o que amo. Decidi dar uma reviravolta na minha vida. Comecei a fazer um cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela prefeitura, me esforcei e hoje estou aqui. É a realização de um sonho!”, enfatizou.

O convênio entre a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás reforça o compromisso da gestão em priorizar a educação superior. “É emocionante e gratificante. Mais um passo que o município dá na educação. Agradecemos muito pelo olhar do governo municipal para os jovens e para quem sonha em ingressar em uma universidade pública. É um dia memorável”, observou Leuzilda Rodrigues, diretora de educação profissional e superior.

Matrículas

Os candidatos deverão realizar a pré-matrícula de forma virtual no site oficial da UEPA. As matrículas serão efetuadas no período de 03 a 05 de abril, das 09h às 16h, no polo da universidade. A avaliação da heteroidentificação ocorrerá de 03 a 04 de abril, das 9h às 13h, de forma presencial. O início das aulas está previsto para o dia 02 de maio. Em caso de dúvidas, os candidatos podem se dirigir ao polo da UEPA, localizado na Rua Getúlio Vargas S/N (ao lado da Secretaria Municipal de Educação e do Cartório, no bairro do Novo Horizonte).

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

5 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

5 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

6 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

6 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

7 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

2 semanas ago

This website uses cookies.