Educação

Educação Financeira para Escolas é Lançada pela FCDL

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e o Sicoob Central SC/RS deram início ao programa Educação Financeira nas Escolas. O lançamento, que ocorreu em uma transmissão ao vivo na quinta-feira, 1º de fevereiro, às 10 horas, teve como objetivo preparar a próxima geração para um futuro financeiramente estável e seguro. O evento foi realizado na sede da FCDL em Florianópolis e contou com a participação de líderes e funcionários das duas organizações, que acompanharam a transmissão online.

As Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (CDL) que se inscreveram no programa serão responsáveis por estabelecer contato com as redes de ensino municipais. Por outro lado, o Sicoob ficará encarregado da metodologia e implementação do programa. Até o final da transmissão ao vivo, 48 das 209 Câmaras de Dirigentes Lojistas já haviam aderido ao programa, que continuará aceitando inscrições até o final de fevereiro.

Onildo Dalbosco Júnior, presidente da FCDL, expressou seu entusiasmo com a parceria com o Sicoob. Ele acredita que o programa permitirá que a juventude catarinense adquira mais conhecimento sobre gestão financeira, resultando em uma vida mais tranquila e estável. Olavo Lazzarotto, diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, também destacou que a parceria com a FCDL trará grandes avanços para o programa.

Maria Luisa Lasarim, diretora de Administração do Sicoob Central SC/RS, ressaltou a importância de preparar as crianças e jovens, que são o futuro, para uma vida com mais conhecimento sobre administração financeira. Ela acredita que a FCDL é uma parceira ideal, pois há uma convergência de propósitos.

Juliano Oliveira Fernandes, supervisor da unidade de Cidadania e Sustentabilidade, enfatizou que a educação financeira precisa ser desmistificada e incorporada ao cotidiano das pessoas, escolas e famílias. Ele apresentou dados do SPC que mostram que a maioria das pessoas não fazem orçamento e só discutem sobre dinheiro em família quando a situação financeira é ruim.

Elaine Dias, analista de Projetos do Sicoob Central SC/RS, explicou os dois programas que o Instituto Sicoob realiza com as cooperativas. O Sicoob tem trabalhado com o Eixo Cidadania Financeira, que inclui os programas Se Liga Finanças e Educação Financeira, além de oferecer clínicas financeiras gratuitas.

O programa Financinha nas Escolas é voltado para crianças de seis a 12 anos. Ele inclui quatro livros da Coleção Financinhas que promovem atividades como contação de histórias, rodas de conversa, teatros com personagens, dinâmicas, atividades e exercícios variados.

O programa Se Liga Finanças é destinado a jovens de 15 a 29 anos e microempreendedores individuais. Seu objetivo é mostrar os benefícios de uma vida financeira saudável, proporcionada pelo uso responsável do dinheiro, além de conscientizar sobre a importância de uma boa gestão financeira para a prosperidade dos pequenos negócios.

A transmissão ao vivo contou com a participação do presidente da Federação, Onildo Dalbosco Júnior; os vice-presidentes de Serviços, José Carlos Benini; Administrativo e Financeiro, Jaime Henrique de Oliveira; e o superintendente Institucional, Arnaldo Sousa. Pelo Sicoob Central SC/RS, a diretora Administrativa Maria Luisa Lasarim; o supervisor de Cidadania e Sustentabilidade, Juliano Oliveira Fernandes; a analista de Projetos, Elaine Dias e a analista júnior de Projetos, Deisi Cristiane Haag. Entre os mais de 90 participantes online, o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto e o vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL, José Manoel Ramos.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

4 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

4 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

5 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

5 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

6 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.