Para promover uma educação integral e socialmente referenciada, que valorize a cultura transformando as escolas municipais em pontos de cultura, a Prefeitura de Belém criou em 2021 o Núcleo de Arte, Cultura e Educação (Nace), integrando uma das frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
O Núcleo atende um dos eixos do Plano Plunianual (2022-2025) para tornar a capital paraense em uma Cidade Alfabetizada, Educadora e Inclusiva.
Foco – A proposta tem eficácia comprovada em pesquisas que apontam que o estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.
Umas das primeiras ações do Nace foi a formação permanente em Artes, um curso regular de 40 horas destinado aos professores, que durante o ano trabalha questões curriculares da Arte.
Em 2022, o tema foi Decolonização do Ensino da Arte. Este ano, o tema é (Re) Existências: Desafios para o ensino de arte(s). Paralelamente, foi feito o assessoramento pedagógico nos espaços educativos que acompanhou as produções de professores de arte, necessidades de infraestrutura e promoção de oficinas de artes nas escolas com mestres e mestras de saberes tradicionais.
O professor Humberto Melo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Stellina Valmonte, na Terra Firme, que participou da formação sobre Decolonização do Ensino da Arte elogiou a iniciativa. “A decolonização é muito importante para a formação do professor, porque propõe um conteúdo, além do livro didático”.
O Nace também promoveu o curso Cine Curau para fomentar o cineclubismo centro do contexto educacional, curso Desinventando a Amazônia, exposições artísticas, intervenções artísticas do Projeto Cores de Belém com oficinas de grafite como forma de expressão e conscientização política. Além de fortalecer o trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Dança de Belém, que atende crianças, adolescentes e adultos com relação à dança corporal como recurso da aprendizagem escolar.
Parcerias – Duas grandes parcerias foram firmadas, uma delas é com a Ong Rádio Margarida, que leva o projeto “Arteduca: aprendizagens mediadas pela arte” aos estudantes e ensina a produção de conteúdos educativos, como radionovelas e vídeos, além de apresentações artísticas e oficinas de formação de vídeo, rádio e teatro.
Criação – Em dezembro de 2022, o Núcleo lançou o Ecomuseu de Belém, que de forma integral e integrada à sociedade, aproximando estudantes da cultura local na perspectiva de território, patrimônio e desenvolvimento.
Conquista – A rede municipal de ensino também ganhou o Palecete Pinho, já denominado Palacete das Artes. A obra tem investimento de R$ 5 milhões, iniciou em dezembro de 2022 e a expectativa é que seja concluída e entregue no final do segundo semestre deste ano de 2023.
O Palacete é considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um dos exemplares mais característicos do ápice econômico proveniente do Ciclo da Borracha.
A secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, reafirma o compromisso que a gestão municipal tem com a educação pública de forma integral. “A arte é a alma de um povo que luta e que gosta de cores, que canta e que faz muita coisa bela na Amazônia. As nossas escolas municipais estão mostrando as nossas crianças com essa aula sobre a cultura Amazônica de forma cotidiana”, destaca.
“Não somos a escola da fórmula pronta, somos a escola que se constrói no dia a dia, que ensina a ler e escrever, e mais ainda, que sabe valorizar a dança, o canto, o brincar”, complementa, Araceli Lemos.
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.