Geral

Curso de Libras promove inclusão social para a comunidade de Parauapebas

 

O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), da Prefeitura de Parauapebas, reafirma seu compromisso com a capacitação das comunidades reassentadas através do curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No Centro Comunitário Vale do Sol, uma terceira turma concluiu o curso, beneficiando um total de 20 pessoas, incluindo 17 crianças e três adultos.

“A importância do curso de Libras para a nossa comunidade é a inclusão. Permitir que cada vez mais as pessoas surdas e com deficiência auditiva se sintam acolhidas e tenham uma maior facilidade na comunicação”, destacou a assistente social do programa de saneamento e coordenadora social do Centro Comunitário, Eliete Araújo, enfatizando o valor da participação das crianças para promover interação inclusiva.

Realizado em parceria com o Instituto Maria de Lourdes e a Associação de Surdos do Sul e Sudeste do Pará (ASSSP), o curso de Libras abrangeu desde o módulo básico até o avançado, realizado entre 19 de março e 12 de abril. Rafael Oliveira, um morador do reassentamento de apenas 9 anos, expressou sua alegria em concluir o curso: “Eu gostei e aprendi muita coisa. Tenho muito interesse em conversar com outras pessoas por meio da língua de sinais [Libras]. É muito bom!”.

Euzélia Fernandes, estudante de enfermagem de 43 anos, participou pela terceira vez da capacitação e expressou sua identificação com a Libras: “É uma forma de aprendermos e entendermos sobre a Língua Brasileira de Sinais [Libras]. Eu quero, a cada dia mais, aprender para me aperfeiçoar e ser uma intérprete no futuro”.

No Centro Comunitário, o Prosap mantém uma estrutura que oferece diversos cursos e realiza inúmeras ações em benefício da comunidade, além de serviços públicos, sempre em parceria com outras instituições. Oficinas de xadrez, boxe, aeróbica e jiu-jitsu, curso de pão de mel e aula de zumba também estão com inscrições abertas para a comunidade. Para mais informações sobre a oferta de capacitações ou serviços para a comunidade, os interessados podem entrar em contato pelo número (94) 9135-7740.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.