Saúde

Curso de Certificação para Unidades de Saúde Amigas da Primeira Infância é Oferecido pela Prefeitura e Unicef


 

Aproximadamente 180 funcionários da Prefeitura de Belém estão se preparando para iniciar o Ciclo de Adesão ao Programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2024. Este programa de qualificação, que durará um ano, faz parte das ações prioritárias para a infância, uma política de excelência da Prefeitura. O objetivo é certificar as unidades de saúde como centros especializados de atendimento.

Os funcionários que participarão da qualificação são das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. As atividades começarão na próxima terça-feira, 20, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela.

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Estratégias de Saúde da Família (UESF), Unidades de Educação Infantil (UEI) e Centros de Referência em Assistência Social (Cras) serão capacitados. O objetivo é que eles levem esses conhecimentos para os bairros, oferecendo treinamento especializado e transformando o atendimento à primeira infância (focando em crianças de 0 a 6 anos) em um serviço de excelência na Prefeitura de Belém.

Capacitações

Os temas das formações ao longo dos 12 meses incluem metodologia, diretrizes, objetivos e indicadores da UAPI. Os instrutores são profissionais do Unicef e das próprias Secretarias Municipais de Saúde (Sesma) e Educação (Semec), bem como da Fundação Papa João XXII (Funpapa).

No final do ciclo de adesão, será realizada uma avaliação da implementação da capacitação nas atividades da UAPI nas unidades municipais. As unidades que forem aprovadas receberão a certificação de Unidades Amigas da Primeira Infância concedida pelo Unicef.

Objetivo Estratégico

“Nosso objetivo com as UAPIs é fortalecer as políticas públicas e garantir os direitos de nossas crianças na primeira infância”, explica Lídia Pantoja, Oficial de Saúde e Nutrição do Unicef para o território Amazônico. “Esperamos fortalecer o que é de direito no acesso à saúde, educação e assistência e, a partir desse ciclo, ter unidades que pensam de forma intersetorial na garantia dos direitos das crianças”.

Segundo Ciclo

Este ciclo de adesão à UAPI, que começa na próxima terça-feira, é o segundo que a Prefeitura de Belém oferece aos servidores da educação, saúde e assistência social. Em agosto de 2023, o Unicef certificou 20 unidades municipais de Belém como Amigas da Primeira Infância, após um processo de adesão de 18 meses. Agora, a expectativa do Unicef é que este segundo ciclo de adesão quadruplique o número de unidades municipais participantes do programa.


News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

3 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

3 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

3 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.