Saúde

Curso de Certificação para Unidades de Saúde Amigas da Primeira Infância é Oferecido pela Prefeitura e Unicef

 

Aproximadamente 180 funcionários da Prefeitura de Belém estão se preparando para iniciar o Ciclo de Adesão ao Programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2024. Este programa de qualificação, que durará um ano, faz parte das ações prioritárias para a infância, uma política de excelência da Prefeitura. O objetivo é certificar as unidades de saúde como centros especializados de atendimento.

Os funcionários que participarão da qualificação são das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. As atividades começarão na próxima terça-feira, 20, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela.

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Estratégias de Saúde da Família (UESF), Unidades de Educação Infantil (UEI) e Centros de Referência em Assistência Social (Cras) serão capacitados. O objetivo é que eles levem esses conhecimentos para os bairros, oferecendo treinamento especializado e transformando o atendimento à primeira infância (focando em crianças de 0 a 6 anos) em um serviço de excelência na Prefeitura de Belém.

Capacitações

Os temas das formações ao longo dos 12 meses incluem metodologia, diretrizes, objetivos e indicadores da UAPI. Os instrutores são profissionais do Unicef e das próprias Secretarias Municipais de Saúde (Sesma) e Educação (Semec), bem como da Fundação Papa João XXII (Funpapa).

No final do ciclo de adesão, será realizada uma avaliação da implementação da capacitação nas atividades da UAPI nas unidades municipais. As unidades que forem aprovadas receberão a certificação de Unidades Amigas da Primeira Infância concedida pelo Unicef.

Objetivo Estratégico

“Nosso objetivo com as UAPIs é fortalecer as políticas públicas e garantir os direitos de nossas crianças na primeira infância”, explica Lídia Pantoja, Oficial de Saúde e Nutrição do Unicef para o território Amazônico. “Esperamos fortalecer o que é de direito no acesso à saúde, educação e assistência e, a partir desse ciclo, ter unidades que pensam de forma intersetorial na garantia dos direitos das crianças”.

Segundo Ciclo

Este ciclo de adesão à UAPI, que começa na próxima terça-feira, é o segundo que a Prefeitura de Belém oferece aos servidores da educação, saúde e assistência social. Em agosto de 2023, o Unicef certificou 20 unidades municipais de Belém como Amigas da Primeira Infância, após um processo de adesão de 18 meses. Agora, a expectativa do Unicef é que este segundo ciclo de adesão quadruplique o número de unidades municipais participantes do programa.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.