Saúde

Curso de Certificação para Unidades de Saúde Amigas da Primeira Infância é Oferecido pela Prefeitura e Unicef

 

Aproximadamente 180 funcionários da Prefeitura de Belém estão se preparando para iniciar o Ciclo de Adesão ao Programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2024. Este programa de qualificação, que durará um ano, faz parte das ações prioritárias para a infância, uma política de excelência da Prefeitura. O objetivo é certificar as unidades de saúde como centros especializados de atendimento.

Os funcionários que participarão da qualificação são das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. As atividades começarão na próxima terça-feira, 20, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela.

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Estratégias de Saúde da Família (UESF), Unidades de Educação Infantil (UEI) e Centros de Referência em Assistência Social (Cras) serão capacitados. O objetivo é que eles levem esses conhecimentos para os bairros, oferecendo treinamento especializado e transformando o atendimento à primeira infância (focando em crianças de 0 a 6 anos) em um serviço de excelência na Prefeitura de Belém.

Capacitações

Os temas das formações ao longo dos 12 meses incluem metodologia, diretrizes, objetivos e indicadores da UAPI. Os instrutores são profissionais do Unicef e das próprias Secretarias Municipais de Saúde (Sesma) e Educação (Semec), bem como da Fundação Papa João XXII (Funpapa).

No final do ciclo de adesão, será realizada uma avaliação da implementação da capacitação nas atividades da UAPI nas unidades municipais. As unidades que forem aprovadas receberão a certificação de Unidades Amigas da Primeira Infância concedida pelo Unicef.

Objetivo Estratégico

“Nosso objetivo com as UAPIs é fortalecer as políticas públicas e garantir os direitos de nossas crianças na primeira infância”, explica Lídia Pantoja, Oficial de Saúde e Nutrição do Unicef para o território Amazônico. “Esperamos fortalecer o que é de direito no acesso à saúde, educação e assistência e, a partir desse ciclo, ter unidades que pensam de forma intersetorial na garantia dos direitos das crianças”.

Segundo Ciclo

Este ciclo de adesão à UAPI, que começa na próxima terça-feira, é o segundo que a Prefeitura de Belém oferece aos servidores da educação, saúde e assistência social. Em agosto de 2023, o Unicef certificou 20 unidades municipais de Belém como Amigas da Primeira Infância, após um processo de adesão de 18 meses. Agora, a expectativa do Unicef é que este segundo ciclo de adesão quadruplique o número de unidades municipais participantes do programa.

News

Recent Posts

4 estilos para cabelo crespo curto com personalidade

Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…

1 dia ago

4 truques para deixar cabelos crespos mais hidratados e macios

Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…

2 dias ago

No primeiro trimestre, Brasil recebe 3,7 milhões de turistas internacionais e acumula recordes em 2025

O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…

3 dias ago

Guia do consumidor auxilia população de Belém na compra do pescado

Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…

3 dias ago

Pará inaugura o maior e mais diverso parque de bioeconomia do Brasil: inovação com raízes na floresta

A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…

3 dias ago

Cazaquistão descobre megadepósito de terras raras e pode mudar cenário geopolítico global

O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…

3 dias ago

This website uses cookies.