Entre janeiro e maio de 2024, o Brasil registrou a entrada de 3.264.765 turistas internacionais, marcando um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando 3.005.505 turistas visitaram o país. Esse número é o terceiro melhor da série histórica iniciada em 1995, ficando atrás apenas de 2017 e 2018, com 3,3 milhões e 3,4 milhões de turistas, respectivamente. Comparado ao mesmo período de 2019, pré-pandemia, o crescimento foi de 4,3%, quando o país recebeu 3.131.108 visitantes estrangeiros.
Os dados divulgados pela Embratur, em conjunto com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF), destacam um aumento significativo no número de turistas chilenos, que cresceram 46,3% no período.
Carlos Sabino, ministro do Turismo, também mostrou otimismo: “Com esses números promissores, o Brasil reforça sua imagem como um dos destinos mais desejados na América Latina. Esperamos que o setor continue a crescer, especialmente com a realização de eventos importantes como a reunião do G20 e o Rock in Rio. Esse fluxo turístico impulsiona o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no país”, disse.
Os principais emissores de turistas para o Brasil nos primeiros cinco meses de 2024 foram:
O aumento expressivo de turistas chilenos é parcialmente atribuído à expansão da malha aérea entre os dois países, facilitada por negociações com companhias aéreas conduzidas pela Embratur. Isso resultou em 41,5% mais voos e 2,4 milhões de assentos adicionais comparado a 2019.
Embora a Argentina continue sendo o maior emissor de turistas, o país tem apresentado uma queda de 9,4% no número de visitantes devido à crise econômica local. Em contrapartida, a Embratur adotou estratégias para mitigar essa redução.
Outros países que se destacaram no envio de turistas ao Brasil incluem:
O crescimento do turismo internacional no Brasil representa um impulso significativo para a economia nacional, destacando o país como um destino atrativo na América Latina. A expectativa é de que o setor continue a crescer, especialmente com a realização de eventos internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.