A melhoria do transporte aquaviário entre Cotijuba e Icoaraci foi o principal tema da reunião realizada nesta quinta-feira (3), entre a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), a Subprefeitura de Icoaraci e representantes da comunidade da ilha. Durante o encontro, foram definidos importantes avanços, como a ampliação do número de viagens subsidiadas pela Prefeitura Municipal de Belém e a melhoria da qualidade das embarcações, com o objetivo de proporcionar mais conforto, rapidez e segurança para os passageiros.
Atualmente, a prefeitura subsidia uma embarcação com capacidade para 400 passageiros, que realiza duas viagens de Cotijuba para Icoaraci e vice-versa, nos horários da manhã e no final da tarde. No entanto, a crescente demanda e as condições do transporte levaram a comunidade de Cotijuba a solicitar ajustes. Como resultado, foi decidido, em conjunto com os representantes da Segbel e da subprefeitura, a implementação de uma viagem adicional para cada um dos trechos até o final de abril.
“Anteriormente, havia apenas duas viagens saindo de Cotijuba para Icoaraci, com horários limitados: uma por volta das 5h45 e a outra às 17h, e, de Icoaraci para a ilha, às 9h e 18h30. Agora, em conjunto com os moradores, decidimos incluir mais uma viagem em cada trecho, dentro de um horário intermediário, ampliando o serviço prestado pela prefeitura. Já estamos adiantados para que essa melhoria seja implementada ainda este mês”, garantiu Luciano de Oliveira, secretário Municipal de Segurança.
Além da ampliação das viagens, a melhoria do serviço também incluirá a substituição das embarcações. O transporte será realizado em lanchas fechadas, equipadas com ar-condicionado e poltronas acolchoadas, garantindo maior conforto e rapidez, já que o trajeto será realizado em menos tempo do que a embarcação atual. “Estamos no processo de contratação das lanchas dentro do orçamento vigente, para viabilizar essas melhorias, proporcionando mais eficiência e conforto aos passageiros”, completou o secretário.
Para os moradores, a ampliação das viagens e a substituição das embarcações representam uma solução para uma demanda reprimida há anos. “Sempre buscamos reivindicar melhorias no transporte entre Cotijuba e Icoaraci, mas nunca fomos atendidos. Saímos dessa reunião com a garantia de que o serviço será aprimorado, especialmente com a inclusão de novos horários, o que antes era um grande problema, pois ficávamos reféns das poucas opções oferecidas”, afirmou Ruth Novaes, moradora da ilha.
Os moradores também destacaram que o aumento no número de viagens e a melhoria nas embarcações terão um impacto positivo no turismo em Cotijuba, principalmente durante feriados prolongados e nas férias. “Devido à limitação de horários, percebíamos que os turistas não vinham tanto. Com a ampliação das viagens, temos a certeza de que a situação vai melhorar, e nossa ilha se tornará um destino ainda mais procurado nesses períodos”, afirmou Jefferson Patrick, morador.
Por fim, a subprefeita de Icoaraci, Glenda Amaral, enfatizou a importância de ouvir a comunidade. “O transporte entre Cotijuba e Icoaraci é essencial para quem depende dessa conexão diariamente, seja para trabalhar ou acessar serviços básicos. A ampliação do número de viagens é uma necessidade, e decidimos agir rapidamente para atender essa demanda, tornando o serviço mais eficiente e confortável para todos”, concluiu Glenda Amaral.
Poucas plantas unem beleza e resistência como o copo-de-leite. Suas flores brancas, elegantes e de…
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou nesta…
Com o objetivo de valorizar o trabalho dos catadores e reforçar a parceria entre a…
Nova resolução do Conselho Nacional de Educação define que a jornada escolar mínima da educação integral…
Você já preparou um café com carinho, mas ao provar… parecia aguado, amargo ou sem…
Poucas plantas são tão versáteis e queridas quanto a hortelã. Com aroma inconfundível e sabor…
This website uses cookies.