COP30

Comitiva do BNDES visita obras da COP 30 realizadas pelo Governo do Pará

Uma comitiva de engenheiros, gestores e assessores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visitou nesta terça-feira (28) as obras da COP 30 financiadas pela instituição em Belém. Durante a visita os representantes do banco puderam acompanhar de perto as transformações promovidas pelo Governo do Pará na capital paraense, que está sendo preparada para sediar a conferência climática da ONU no mês de novembro.

O Governo do Estado realiza cerca de 30 obras estruturantes na Região Metropolitana de Belém em preparação para a COP 30 nos eixos de desenvolvimento urbano, mobilidade e saneamento. O orçamento destas ações é de R$ 4 bilhões, e parte deste montante foi obtida junto ao BNDES – o restante é proveniente do Tesouro do Estado e de acordo firmado com a Itaipu Binacional.

Entre os investimentos viabilizados pelo BNDES no Pará estão importantes obras de desenvolvimento urbano, como o Parque Linear e o Terminal Hidroviário da Avenida Tamandaré.

“O importante de investimentos em macrodrenagem e urbanização, que estão sendo financiados pelo BNDES e pelo Governo do Estado do Pará, é que estes projetos que têm como objetivo principal reduzir a incidência de alagamento e inundações na cidade de Belém, especialmente em regiões de vulnerabilidade, de periferias e comunidades urbanas, para que a gente consiga proporcionar uma melhor qualidade de vida, de saúde e de habitabilidade para a população belenense”, disse Andresa Gusmão, técnica do Departamento de Gestão Pública da Diretoria Socioambiental do BNDES.

Segundo a gestora de obras do Parque da Tamandaré, Thais Ribeiro, as obras no canal ainda estão em andamento – mas já trouxeram benefícios para os moradores da região, evitando alagamentos que ocorriam na área durante o período chuvoso.

“O Parque Linear da Nova Tamandaré terá 1.344 metros e será uma grande área de lazer para a população. Nós teremos quiosques, playground para as crianças, arborização ao longo do parque e obras de infraestrutura, saneamento urbano e drenagem que irão conter os alagamentos que antes ocorriam aqui na região”, explicou.

Além do Parque Linear a comitiva também visitou o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, que passa por processo de reforma e modernização para receber eventos da COP 30 através de recursos obtidos junto ao BNDES.

“Essa parceria com o Governo do Pará começa lá ainda em 2023. A gente tem feito uma série de investimentos na cidade, não só para a COP, mas para deixar um legado para a população. Então são intervenções em toda a cidade, em equipamentos culturais, em equipamentos de infraestrutura, em equipamentos de saneamento que vão deixar um legado para a população da cidade de Belém. É um prazer e um orgulho estar aqui com vocês”,  disse o engenheiro Pedro Iootty, assessor da Diretoria Socioambiental do BNDES.

Recent Posts

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

1 hora ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

Pará á destaque em seis finalistas no Prêmio Braztoa 2025

O Pará mais uma vez se destaca no cenário nacional do turismo sustentável. Seis iniciativas…

4 dias ago

Flor-de-lis vai além da beleza: 5 significados espirituais revelam como atrair proteção e força

Poucas flores carregam tanto mistério e simbolismo quanto a flor-de-lis. Ela não é apenas um…

4 dias ago

This website uses cookies.