A Prefeitura de Belém começou nesta terça-feira (18), a Avaliação Diagnóstica Belém 2025 para alunos da rede municipal de ensino. São três dias de aplicação das provas propostas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec) para avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes.
O exame compreende uma prova com 40 questões de Língua Portuguesa e Matemática, aplicada nas salas de aula para os alunos, dentro do horário de aula dos estudantes.
Na Escola Municipal Padre Leandro, no bairro do Guamá, as alunas Mayara Valentina Borralho e Alice Gabriela Costa, ambas de 8 anos, estudantes do 3° ano, consideraram a prova fácil, apesar de admitirem um pouco de nervosismo. “Eu fiquei no início um pouquinho nervosa, mas achei fácil e bem prática”, disse Mayara. “A prova tinha umas três questões difíceis, o resto foi bem fácil. Eu amei”, comentou Alice.
Com a Avaliação Diagnóstica Belém 2025, a intenção é identificar as necessidades educacionais dos alunos para construir um planejamento adequados a essa realidade e melhorar o desempenho dos estudantes.
“É fundamental que a gente entenda em qual estágio o nosso estudante está, o que eles sabem e o que não sabem, para que a gente consiga apoiar nossos professores em sala de aula com informações, para que eles tenham mais assertividade no trabalho com os alunos”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Patrick Tranjan.
Na última avaliação do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em 2024 referente ao ano de 2023, Belém teve a 3° pior nota entre as capitais brasileiras. Além disso, 50% dos estudantes da rede municipal não conseguem se alfabetizar no tempo certo.
A partir dos resultados da avaliação a intenção é oferecer condições e informações para garantir a realização da alfabetização dos alunos no tempo certo para a idade. Para quem avançou sem uma alfabetização adequada, a Semec pretende assegurar uma recomposição desse aprendizado para ninguém ficar para trás.
Outra questão da avaliação diagnóstica é verificar o entendimento dos alunos sobre temas transversais, que envolvem a Psicologia e a Assistência Social. “É saber qual o entendimento dessas crianças sobre bullying, racismo, preconceito, desses temas transversais, para unir a Assistência Social, a Psicologia e a Pedagogia no suporte para esses estudantes”, disse Sandra Janssen, assistente social das escolas municipais do DAGUA.
A aplicação das provas para os estudantes continua nas escolas municipais nesta quarta (19) e quinta (20).
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.