Casa das Artes promove palestra “Caminhos e Descaminhos da Curadoria: Experiências e Reflexões”

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Diretoria de Artes, promove na sexta-feira, 28, a partir das 18h30, a palestra “Caminhos e Descaminhos da Curadoria – Experiências e Reflexões”, parte do projeto Ciclos Curatoriais da CAAV. O evento, que será presencial, acontecerá na Casa das Artes.

O evento busca proporcionar um espaço de reflexão sobre o processo curatorial, facilitando o maior entendimento sobre galerias e exposições por meio de relatos de experiências. A Casa das Artes oferece formação técnica ao promover um ambiente de diálogo e troca de conhecimentos, fazendo da arte o principal instrumento deste encontro.

A palestra, destinada à artistas, estudantes de arte, professores, curadores e demais interessados, contará com a presença de Heldilene Reale e Janice Lima. Heldilene é professora adjunta da Universidade Federal do Pará e curadora independente, com vasta experiência em exposições focadas em temas como conflitos na Amazônia. Janice Lima, doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura pela UNAMA, é técnica em assuntos culturais na Fundação Cultural do Município de Belém e possui ampla atuação nas áreas de arte, cultura, museus e educação.

Heldilene explica que a proposta da atividade surgiu a partir da leitura de uma publicação de 2014 do curador suíço Hans Ulrich Obrist, intitulada “Caminhos da Curadoria’, onde o autor detalha todo seu processo inicial e as maneiras como articulou e aprendeu junto aos artistas a se tornar curador. “Minha experiência curatorial se construiu nesse encontro de caminhos planejados e descaminhos inesperados, oferecendo a possibilidade de experimentar o ser curador”. A profissional diz ainda que o objetivo da palestra é compartilhar com o público essas experiências, que vão desde o processo acadêmico até a gestão de acervos e museus, incluindo sua atuação no Museu Casa das 11 janelas. Atualmente, a curadora está explorando espaços alternativos na cidade para promover o contato com a arte fora dos espaços institucionalizados. “Além de mim, a palestra contará com a curadora Janice Lima, uma parceira em diversos projetos, o que enriquecerá o diálogo. Esperamos instigar questões que envolvam também as experiências do público, tornando a fala interativa e multifacetada’, conclui.

Melissa Berbary, coordenadora da CAAV, explica que este ano a Casa das Artes está implementando um projeto que vinha sendo planejado desde 2023: abrir discussões sobre curadoria em artes. “Existem diversos tipos de curadoria, e este ano pretendemos realizar três ciclos; este será o segundo, e temos mais um planejado para o futuro. A ideia é trazer pessoas com diferentes experiências, origens e perspectivas, de diversas épocas, incluindo tanto os que estão iniciando quanto os que já têm mais experiência. Quanto mais diversa for essa troca, mais rica será a discussão. Queremos que essas rodas de conversa e debate sejam iniciadas pelos convidados que trazemos, mas a participação do público é fundamental. É através dessas interações que construímos um pensamento coletivo sobre a curadoria em artes aqui em Belém”.

Com duração de três horas e uma capacidade limitada a 15 participantes, a palestra é gratuita e oferece certificado aos participantes que tiverem no mínimo 90% de presença.

Serviço:

Data: 28/06, sexta-feira
Horário: a partir das 18h30
Local: Casa das Artes – Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, ao lado da Basílica de Nazaré.
Endereço: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236