Saúde

Campanha de Vacinação Contra Gripe no Pará Termina Quinta (29)

 

A campanha de vacinação contra a Influenza na Região Norte, liderada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), será concluída nesta quinta-feira (29). A partir de sexta-feira (1º), as doses não estarão mais disponíveis nos centros de saúde.

Apesar dos esforços conjuntos da Sespa e das Secretarias Municipais de Saúde, a cobertura vacinal no Pará atingiu apenas 37%, correspondendo a 1.006.859 indivíduos imunizados. Este número está significativamente abaixo do objetivo, que é imunizar pelo menos 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

Jaíra Ataíde, coordenadora estadual de Imunizações, esclarece que muitos dados ainda precisam ser inseridos no sistema pelos municípios. “Os profissionais de saúde administram as doses e inserem os dados no sistema de forma gradual”, explicou.

Ela enfatiza que aqueles que ainda não foram vacinados têm mais um dia para receber a dose. “Basta procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência”, destacou Jaíra Ataíde.

A coordenadora estadual também ressaltou que a vacina diminui a incidência de doenças, complicações e mortes resultantes de infecções pelo vírus da influenza, principalmente nos grupos prioritários. “Quanto mais pessoas vacinadas, menor o risco de adoecimento, pois a vacina promove imunidade durante o período de maior circulação dos vírus”, frisou.

A gripe é uma infecção viral que afeta os pulmões, o nariz e a garganta e pode ser causada por vários tipos de vírus. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Prevenção – A vacina disponibilizada pelo SUS combate três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, protegendo as pessoas mais vulneráveis.

Além da vacinação, a população deve adotar medidas preventivas:

• Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço de papel e descarte-o no lixo após o uso; • Após tossir ou espirrar, lave as mãos com água e sabão; • Se não houver água e sabão disponíveis, use álcool em gel; • Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; • Mantenha os ambientes limpos e desinfetados; • Mantenha os ambientes bem ventilados; • Evite aglomerações, especialmente em locais fechados e mal ventilados, e contato próximo com pessoas doentes; • Se estiver com sintomas de gripe ou pertencer aos grupos prioritários (imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades), use máscara cirúrgica; • Mantenha-se hidratado e alimente-se de forma saudável.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.