Meio Ambiente

Expansão da cacauicultura em 10 municípios receberá recursos do Funcacau

A integração das atividades necessárias de apoio à Assistência Técnica e Extensão Rural à expansão da cacauicultura em 10 municípios da área do Programa Territórios Sustentáveis (PTS) e realização de eventos voltados à promoção e divulgação do segmento cacaueiro estiveram entre os projetos aprovados nesta quinta-feira (15), na reunião extraordinária do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará (Funcacau), que é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A reunião do Conselho Gestor do fundo foi realizada na sede da secretaria e contou com a participação do titular da Sedap, Giovanni Queiroz, que é o presidente do Condel do Funcacau. De acordo com os resultados do encontro, este ano serão realizados no Pará três eventos significativos que receberão recursos do Funcacau. O primeiro será a Feira do Cacau e do Chocolate da Amazônia e Flor Pará, no período de 5 a 8 de junho no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento será realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) com o apoio da Sedap.

Já no período de 26 a 29 do mesmo mês, será realizado o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau da Transamazônica, no município de Altamira, na Região de Integração do Xingu. Posteriormente, de acordo com as informações fornecidas na reunião, ocorrerá o CacauFest, tradicional programação que reúne especialistas e produtores no município de Medicilândia, também na RI do Xingu.

Um dos importantes eventos deste ano aprovados pelo Funcacau será o Chocolat Xingu, em Altamira

O secretário Giovanni Queiroz enfatizou a importância desses eventos para a divulgação do segmento cacaueiro. Em relação à Feira do Cacau, que será realizada em Belém, o gestor reiterou o apoio da Sedap, que contribuirá com a cessão do Hangar e com a participação de seu corpo técnico. Citou, ainda, a importância dos festivais que ocorrerão na Transamazônica.

A coordenadora de Projetos Estratégicos da Faepa e presidente da Câmara Setorial do Cacau do Estado do Pará, Maria Goreti Gomes, informou que no evento de Belém já foi confirmada a participação de mais de 200 produtores que serão expositores e quase 200 que participarão das reuniões técnicas.

“Nós estamos esperando um grande público, como ocorre sempre, e a gente aproveita para convidar todo mundo que queira participar para nos dar o prazer de estar conosco; vamos ter exposição de mais de 100 marcas do Pará e de outros Estados”, anunciou Goreti.

Assistência

O secretário Giovanni Queiroz enfatizou, também, a importância do projeto de atuação conjunta entre Sedap e Emater que objetiva a expansão da lavoura cacaueira a partir da elaboração de 300 projetos de crédito rural em 10 municípios.

O secretário Giovanni Queiroz, titular da Sedap, presidiu a reunião do Funcacau que aprovou importantes projetos para a expansão da cacauicultura do Pará

O projeto foi proposto pelo titular da Sedap ao Funcacau com a finalidade de integrar as atividades de assistência técnica e extensão rural para beneficiar os agricultores familiares atendidos pelo Programa Nacional de Reforma Agrária e os povos de comunidades tradicionais, naqueles municípios que possuem concomitantemente ações do PTS e em áreas de zoneamento agrícola para implantação da cultura do cacau no Pará (realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac).

Saiba mais- Cacau do Pará e Produtos de Origem são Destaques no Chocolat Portugal e Salão de Paris

Saiba mais- Cacau em Sistema Agroflorestal é Destaque em Palestra no Fórum da Cacauicultura

O gestor explicou que a Sedap é quem selecionará a área de atuação e indicará os produtores aptos ao projeto. A mobilização e orientação aos produtores informados pela secretaria será uma das ações que ficarão por conta da Emater, conforme estabelece o projeto proposto durante reunião do Conselho Gestor do Funcacau.

Durante a reunião com o Conselho Gestor, na sede da Sedap, foi aprovado o projeto que objetiva ações integradas entre a secretaria e a Emater

De acordo com Wandenkolk Gonçalves, que representou a Emater – órgão ao qual assumiu esta semana o cargo de diretor técnico – a instituição como contrapartida colocará à disposição para execução do projeto a infraestrutura necessária como veículos, custeio da máquina e técnicos.

O Funcacau entrará com recursos de R$ 900 mil em três parcelas para fazer a implementação da iniciativa, de acordo com Wandenkolk Gonçalves.

“Eu acho que isso é um primeiro passo importante para estreitamento das relações com a Ceplac, com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), com os movimentos sociais representados pela Fetrafi e pela Fetagri – que são federações representantivas dos agricultores familiares e trabalhadores rurais – e mais a Faepa; o compromisso do Estado do Pará ficou caracterizado numa só direção seguindo a orientação do governador Helder Barbalho”, ressaltou o diretor da Emater.

 

 

admin

Recent Posts

Comitê do governo com exportadores vai discutir tarifa dos EUA

Um comitê de trabalho interministerial criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se…

8 horas ago

Vila da Barca recebe mais de 7 bilhões em investimento de saneamento

A Prefeitura de Belém celebrou, junto ao Governo do Pará, o lançamento do plano de investimentos…

9 horas ago

Dicas práticas para enfrentar o calor com Saúde e Bem-Estar

Quem mora na região Norte sabe que o calor intenso faz parte da rotina, as…

14 horas ago

Casca de ovo com limão remove ferrugem da panela em segundos

Foi num sábado de limpeza que redescobri uma velha panela de ferro no fundo do…

21 horas ago

Alvejante em roupa colorida: como usar sem estragar a roupa

Todo mundo já passou por isso: uma peça colorida manchada, aquele branco encardido que você…

2 dias ago

EUA anunciam tarifa sobre produtos brasileiros e acendem alerta na indústria do Pará

Cresce a preocupação com nova política comercial americana A recente decisão do governo dos Estados…

4 dias ago

This website uses cookies.