Fonte: Agência Gov | Via MTE
Na manhã desta quarta-feira (26/6), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, esteve presente na cerimônia de abertura do Workshop de Planejamento Estratégico: Brasil como País Pioneiro na Aliança 8.7, realizado na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Setor de Embaixadas Norte, em Brasília (DF).
O workshop tem como objetivo delinear um plano estratégico que permitirá ao Brasil intensificar e acelerar suas ações para alcançar a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8.7. Este objetivo inclui a erradicação do trabalho infantil e do trabalho análogo à escravidão, estabelecendo prioridades, ações-chave, responsabilidades e um cronograma para a implementação de medidas imediatas e eficazes.
Vinicius Pinheiro, diretor-geral do escritório da OIT no Brasil, destacou a importância da participação do país na Aliança 8.7, ressaltando que o Brasil é uma referência no Sul Global. Ele também elogiou as iniciativas brasileiras no Grupo de Trabalho de Trabalho e Emprego, lideradas pelo país na presidência do G20 este ano.
Durante a abertura do evento, o ministro Luiz Marinho questionou os participantes sobre as melhores formas de combater o trabalho infantil e afirmou que a discussão, que se estenderá por dois dias (26 e 27), busca identificar novas estratégias para que o Brasil possa se destacar nessa área. Marinho reafirmou o compromisso do Brasil em promover trabalho decente e erradicar o trabalho forçado, o tráfico de pessoas e, até 2025, eliminar o trabalho infantil em suas piores formas.
Como país pioneiro, o Brasil se compromete a liderar os esforços internacionais para atingir a meta 8.7. Este workshop é fruto de uma parceria entre a OIT, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com suporte técnico de várias organizações.
Dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) indicam que, de 2007 a 2022, foram registrados 60.095 casos relacionados ao trabalho infantil no Brasil, incluindo 34.805 acidentes de trabalho graves envolvendo crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Entre 2019 e 2022, houve um aumento de 7% nos casos de trabalho infantil, conforme divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de 2023.
O workshop visa criar um ambiente colaborativo para desenvolver e implementar estratégias que possam efetivamente combater o trabalho infantil e análogo à escravidão, reafirmando o compromisso do Brasil em liderar essa luta e cumprir com as metas internacionais estabelecidas pelo ODS 8.7.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.