O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a missão internacional no Vietnã , tendo a integração econômica e a expansão do comércio entre o Brasil e aquele país como um dos eixos centrais. Cumpre agenda no país asiático junto à delegação brasileira, representando o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o secretário-executivo Márcio Elias Rosa, que participou, nesta sexta-feira (28/3), em Hanói, da cerimônia de assinatura de atos bilaterais.
Um deles é o memorando de entendimento que cria o Grupo de Direção de Cooperação Comercial e Industrial, cujo objetivo é promover a cooperação econômica em áreas prioritárias para o comércio e criar condições favoráveis à expansão das relações bilaterais.
“Com a assinatura do memorando, Brasil e Vietnã renovam esforços conjuntos para fortalecer a parceria em temas econômicos e comerciais. Temos adiante oportunidades extraordinárias para avançarmos em setores estratégicos, como alta tecnologia, transformação digital, transição energética, biocombustíveis, proteção ambiental e mudanças climáticas”, reforçou o ministro Geraldo Alckmin, no Brasil, no exercício da Presidência da República.
Além de estabelecer um mecanismo que viabilize o fortalecimento do comércio e o aperfeiçoamento da capacidade industrial do Brasil e do Vietnã, o grupo criado por meio do memorando terá como uma de suas atribuições a identificação de oportunidades e a diversificação do comércio entre os dois países. Está prevista a realização de estudos conjuntos, de programas de treinamento e intercâmbio de informações. Para isso, planos de trabalho serão estabelecidos.
Em Hanói, o secretário-executivo do MDIC disse que os dois países já têm uma relação relevante com potencial para ser ampliado. “Atualmente, o Vietnã é o maior parceiro comercial do Brasil na ASEAN e o Brasil é o principal parceiro do Vietnã na América do Sul. A partir desta Missão, a expectativa é expandir essa importante cooperação em setores de alto valor agregado, como biotecnologia, semicondutores, mobilidade sustentável, digitalização industrial e inteligência artificial”, declarou Márcio Elias Rosa, que, para finalizar, disse acreditar que, juntos, os dois países se consolidam no cenário global como atores essenciais para o fortalecimento do papel da ciência e da tecnologia na promoção do bem-estar social e da sustentabilidade.
O memorando de entendimento foi assinado, em Hanói, pelo MDIC e pelo Ministério da Indústria e Comércio do Vietnã (MOIT).
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.