Os recursos são provenientes de empréstimos feitos junto ao New Development Bank (NDB), também conhecido como Banco do Brics. Os contratos de captação foram assinados em uma cerimônia realizada na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O BNDES tem um papel crucial no financiamento de projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável do país. Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou a importância da captação e do próprio BNDES. Ele enfatizou que a obrigação do país é arrumar dinheiro e fazer o país crescer, pois sem crescimento não há emprego, sem emprego não há salário e sem salário não há consumo.
A maior parte dos recursos captados, US$ 1,2 bilhão, será voltada a investimentos em infraestrutura sustentável, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os projetos apoiados deverão seguir as políticas operacionais do BNDES e serão avaliados com base em indicadores como redução de emissões de gás carbônico (CO2) equivalente e quantidade de pessoas beneficiadas com acesso a saneamento, mobilidade urbana e infraestrutura social.
Os investimentos em infraestrutura sustentável poderão contemplar projetos de energia renovável, transporte e logística, saneamento, mobilidade urbana, tecnologias da informação e comunicação (TIC) e infraestrutura social, com foco em educação e saúde.
O restante dos recursos, US$ 500 milhões, será voltado para projetos de combate às mudanças climáticas. Esses projetos serão voltados a áreas como mobilidade urbana sustentável, resíduos sólidos, energias renováveis, equipamentos eficientes, cidades sustentáveis e florestas nativas.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou o papel do Brasil no mundo no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e ao uso de energia limpa. Ele afirmou que o Brasil vai mostrar a importância de descarbonizar a economia.
A presidenta do New Development Bank, Dilma Rousseff, também discursou sobre o diferencial do empréstimo junto ao NDB em relação a outros agentes financeiros. Ela ressaltou que o foco do banco é investir em desenvolvimento, e que só existe se for desenvolvimento sustentável inclusivo.
Com esses novos investimentos, o BNDES está dando um passo importante para o futuro do desenvolvimento sustentável no Brasil. É uma nova era de investimentos que promete trazer benefícios significativos para o país e para o meio ambiente.
As margens do rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, vivem um momento de…
A preparação de Belém para sediar a COP30, em novembro de 2025, ganhou nesta semana…
Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…
Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…
Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…
O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…
This website uses cookies.