Geral

Belém vai adotar novo sistema de talonário eletrônico na fiscalização

A fiscalização de trânsito em Belém deu um passo à modernização com a adoção do talonário eletrônico. Para garantir a efetiva utilização da nova ferramenta digital, os agentes de trânsito passaram por um treinamento intensivo promovido pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL). O sistema substitui o antigo bloco de papel, prometendo tornar o processo mais ágil, seguro e transparente.

O talonário eletrônico

O talonário eletrônico funciona por meio de um software que facilita a criação e o envio dos autos de infração. Agora, os agentes poderão registrar as infrações diretamente no dispositivo, enviando as informações em tempo real para o sistema. Isso não só elimina erros comuns no preenchimento manual, mas também acelera o processo de autuação e garante mais transparência na gestão do trânsito.

Durante o treinamento, os agentes aprenderam a operar o novo sistema, preencher as infrações corretamente e participaram de simulações práticas em situações reais. “Esse sistema já é utilizado na maioria das cidades brasileiras, tornando o processo de fiscalização mais rápido e eficiente”, explicou Erick Miranda, diretor de Trânsito da SEGBEL.

Modernização

Luciano de Oliveira, titular da SEGBEL, ressaltou o impacto positivo dessa modernização. “O talonário eletrônico vai tornar o processo mais ágil, seguro e transparente. As informações serão enviadas automaticamente, o que facilita o trabalho dos agentes e melhora a gestão do trânsito na cidade”, afirmou.

A digitalização também trará facilidades aos condutores autuados, uma vez que com a agilidade do novo sistema eles poderão acessar rapidamente as informações sobre as infrações, o que descomplica o processo de contestação, caso necessário. “Essa rapidez vai permitir que o motorista entenda melhor o ocorrido e possa reagir mais rápido, se decidir recorrer”, completou Erick Miranda.

Para os agentes de trânsito, a adaptação ao novo sistema é vista como um desafio positivo. “Todo novo processo exige um período de adaptação, mas a praticidade do talonário eletrônico vai facilitar muito nosso trabalho no dia a dia. Muitas cidades já utilizam essa tecnologia, e agora é a vez de Belém”, afirmou Wallyson Rodrigo, agente de trânsito.

Recent Posts

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

7 horas ago

Como fazer muda de antúrio sem danificar as raízes

Se você tem um antúrio exuberante em casa e já se perguntou se dá para…

1 dia ago

Pará e Guiana Francesa tratam sobre cooperação científica para a Amazônia

O Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas…

2 dias ago

Saúde de Belém ganha reforço com novo Postão no Jurunas

A saúde pública de Belém deu um passo importante nesta quarta-feira (30), com a assinatura…

2 dias ago

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos,…

2 dias ago

SuperNorte 2025 inicia sua 26ª edição de 7 a 9 de agosto no Hangar

O Encontro do Varejo com o Futuro: SuperNorte 2025 Ilumina Belém   Belém se prepara…

2 dias ago

This website uses cookies.