Belém está recebendo a 117ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana, evento que se estende até sexta-feira, 21 de junho. Organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e pelo WRI Brasil, o encontro busca discutir questões relacionadas ao sistema nacional de transporte e trânsito em áreas urbanas.
A cerimônia de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, contou com a presença de dirigentes e especialistas em trânsito e mobilidade urbana de várias cidades brasileiras, além de representantes de empresas do setor, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
“Todos os gestores e empresas que atuam no sistema de transporte e trânsito estão aqui promovendo um debate de alto nível técnico. Belém está recebendo o Brasil no que diz respeito ao trânsito e transporte, e isso certamente deixará um legado para nós”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues durante a abertura do Fórum.
Ao longo dos três dias de evento, diversos debates e reuniões serão realizados para identificar os principais desafios do setor e propor soluções para a mobilidade urbana no Brasil. A interação com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a revisão do Código de Trânsito Brasileiro também será um tema central do encontro.
“O principal objetivo do Fórum é justamente apresentar experiências bem-sucedidas de outras cidades para Belém e vice-versa. É uma troca de experiências entre os participantes, onde cada um pode ajudar o outro compartilhando suas práticas”, explicou Alexandre Rocha Resende, secretário executivo da ANTP.
Historicamente, os Fóruns têm abordado propostas que são discutidas e encaminhadas a instâncias governamentais, tanto executivas quanto legislativas, resultando em sucessos significativos, como a participação na elaboração da Lei 9.503, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, a criação do Vale Transporte, a capacitação de gestores municipais e a aprovação da Lei da Mobilidade Urbana.
Atualmente, o Fórum Nacional de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana é composto por 346 cidades brasileiras. Entre elas está Curitiba, capital do Paraná. “O Brasil é um país imenso, com muitas diferenças regionais. Por isso, é fundamental essa troca de experiências entre Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Isso é essencial para compreendermos as necessidades regionais e levarmos algumas demandas ao Governo Federal em busca de soluções para a mobilidade urbana”, destacou Rosângela Battistella, superintendente de Trânsito de Curitiba.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.