COP30

Belém se prepara para a COP-30: uma abordagem participativa para o mapeamento climático

A Prefeitura de Belém, em parceria com o Internacional Council for Local Environmental Initiatives (Iclei), está dando um passo significativo para enfrentar as mudanças climáticas. Juntos, eles convocaram representantes do Fórum de Mudanças Climáticas de Belém e membros da sociedade civil para participar de uma oficina de mapeamento do clima em caráter participativo.

Uma parceria para a sustentabilidade

A parceria entre a Prefeitura e o Iclei tem como objetivo possibilitar capacitações técnicas e apresentar um diagnóstico sobre as mudanças climáticas na capital paraense. Isso prepara a cidade para a realização da COP-30, uma conferência internacional sobre mudanças climáticas.

O Iclei é uma rede de iniciativas governamentais voltadas para a sustentabilidade. A organização apoia iniciativas em todo o mundo e está trabalhando em estreita colaboração com a Prefeitura de Belém para desenvolver um diagnóstico ecossistêmico e análise de riscos.

O inventário de emissões de gases de efeito estufa de Belém

Um dos principais resultados dessa parceria é o inventário de emissões de gases de efeito estufa de Belém. Este inventário é único, pois promove o engajamento de organizações sociais da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, e Organizações Não-Governamentais.

O coordenador do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, o pesquisador Sérgio Brazão, explica que o objetivo da oficina é engajar a população que participa do fórum. Isso permite compartilhar informações técnicas sobre o tema e, ao mesmo tempo, fortalecer a construção da COP em Belém com a participação de vários setores.

Planejamento urbano e mudanças climáticas

Em 2023, a Prefeitura de Belém passou a integrar um fundo internacional que garantiu suporte técnico para realizar um diagnóstico e, assim, planejar ações de prevenção e enfrentamento às crises climáticas na cidade.

O prefeito Edmilson Rodrigues e o secretário executivo do Iclei na América do Sul, Rodrigo Perpétuo, assinaram o termo de parceria. Este termo garantiu o desenvolvimento de ferramentas de análises de risco e vulnerabilidade climática no município, bem como gerou um diagnóstico de serviços ecossistêmicos.

A parceria entre a Prefeitura de Belém e o Iclei está rendendo bons frutos. Está sendo realizado um levantamento rigoroso de toda a situação climática em Belém, dos impactos da urbanização e da população de mais de 1,5 milhão de habitantes.

Com essas informações, será possível entender os efeitos das mudanças climáticas em Belém e pensar em um plano municipal que a cidade precisa para enfrentar esses desafios de combate ao aquecimento global e seus efeitos.

A oficina de mapeamento participativo de Belém acontecerá nos dias 06 e 07 de dezembro, das 13h às 17h, no Auditório da Faculdade Estácio do Pará (FAP).

Recent Posts

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

3 minutos ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

15 horas ago

Como fazer muda de antúrio sem danificar as raízes

Se você tem um antúrio exuberante em casa e já se perguntou se dá para…

2 dias ago

Pará e Guiana Francesa tratam sobre cooperação científica para a Amazônia

O Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas…

2 dias ago

Saúde de Belém ganha reforço com novo Postão no Jurunas

A saúde pública de Belém deu um passo importante nesta quarta-feira (30), com a assinatura…

2 dias ago

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos,…

2 dias ago

This website uses cookies.