Geral

‘Belém Por Elas’ certifica primeira turma de mulheres

Autonomia financeira, valorização do trabalho e fortalecimento da autoestima. Esses foram os principais aprendizados das 16 mulheres que concluíram, nesta terça-feira (15), a Trilha de Capacitação em Gestão de Negócios, primeira formação do Programa Belém Por Elas, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu), em parceria com o Sebrae.

A cerimônia de certificação ocorreu no auditório do Sebrae, na rua Municipalidade, no bairro do Umarizal, e marcou o encerramento de quatro semanas intensas de formação voltada ao empreendedorismo feminino.

Capacitação voltada à independência feminina

A formação teve como foco o fortalecimento da mulher empreendedora, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade. Durante os encontros, as participantes trabalharam habilidades voltadas à gestão de negócios, com temas como educação financeira, precificação, marketing e inteligência emocional.

Para Maria Barbosa, de 54 anos, que trabalha com buffet em eventos, a oportunidade representa mais do que um certificado, é o reconhecimento da importância do trabalho das mulheres. “Eu fiquei muito contente da prefeitura ter dado essa importância pra nós mulheres empreendedoras. Porque pra nós mulheres é um pouco mais difícil de se impor no mercado. E a Prefeitura de Belém, logo no início da gestão, entrou com essa parceria valiosíssima pra todos nós”, disse, orgulhosa do certificado. “Antes eu não tinha e perdi muitos trabalhos, na época, por não ter. Agora, todo tempo que tem curso e oficina eu faço. E, também, agora faço o curso de gastronomia”.

Cyrlene Bentes, de 50 anos, encontrou no brechó sustentável o caminho para empreender. Ela comemorou a chance de se qualificar e reforçou a importância do aprendizado em precificação, tema do último encontro. “A gente precisa ter esse conhecimento da precificação. Você compra um produto com um valor e quando você deposita o preço dele pra venda você tem que saber, porque senão você perde e acaba sendo injusto com você mesma”, avaliou.

“A moda sustentável é minha principal renda e tô me capacitando justamente pra me atualizar como tá o mercado. E com certeza vou continuar fazendo os cursos que a prefeitura junto com o Sebrae disponibilizarem”, concluiu.

Nova turma será aberta ainda em abril

A partir do dia 22 de abril, a Semu abre inscrições presenciais para novas turmas, voltadas a mulheres que desejam empreender ou já atuam em negócios próprios. Os atendimentos serão realizados na sede provisória da Semu, localizada na Segov, na Avenida Almirante Barroso, número 1312.

Parceria com o Sebrae amplia alcance do programa

A trilha de formação foi estruturada com o apoio técnico do Sebrae, dentro do programa Sebrae Delas, Mulheres e Negócios, que inclui o projeto Empreendedorismo Inclusivo: Mães Atípicas.

Vera Rodrigues, gestora do programa, explica que a união de forças com a Semu permitiu alcançar mais mulheres com conteúdos essenciais. “A secretária municipal da Mulher, Silvane Ferraz, soube do nosso projeto e ficou interessada. Conversamos e percebemos que os dois programas tinham o mesmo objetivo, trazer mais conhecimento na gestão de negócios. Juntamos os grupos e criamos uma trilha de capacitação que começa com a base socioemocional e depois avança para a gestão. Essa parceria é muito válida porque conseguimos alcançar um número maior de mulheres, trabalhando habilidades, competências e o potencial que elas têm”, detalhou.

Fortalecimento da autonomia como política pública

O Belém Por Elas foi pensado como uma das frentes da atuação da Semu, com foco na independência econômica da mulher como forma de enfrentar situações de vulnerabilidade social e violência doméstica.

Brenda Paz, secretária em exercício da Semu, reforçou o compromisso da gestão municipal com ações que resultem em transformação real. “Desde a constituição da Secretaria Municipal da Mulher a gente pensou em diversos braços dentro da secretaria, onde a gente tocaria em pontos delicados como a autonomia econômica da mulher. A gente sabe que uma mulher que depende de um relacionamento financeiramente falando é uma mulher que está muito mais vulnerável a ciclos de violência”, explicou.

Transformar vidas, um curso por vez

A Prefeitura de Belém por meio da Semu com o Programa Belém Por Elas tem como meta capacitar 300 mulheres até o final de 2025.

Fonte: Agência Belém

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

1 dia ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

1 dia ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

1 dia ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

1 dia ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

1 dia ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

2 dias ago

This website uses cookies.