Geral

Belém é pioneira ao aderir a programa que elimina o uso de papel

A capital Belém (PA) tornou-se o primeiro município brasileiro a aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). A adesão foi marcada por encontro realizado na quarta-feira (28/5), em Brasília (DF), entre a secretária adjunta de Gestão e Inovação substituta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Regina Lemos, e o prefeito de Belém, Igor Normando.

PNGI

Criado em dezembro de 2023, o PNGI foi inicialmente desenhado para atender governos estaduais, que compartilhavam as soluções em suas redes municipais. Com a adesão pioneira de Belém, o programa passa a atuar também de forma direta com prefeituras das capitais, reforçando a atuação cooperativa da União com os entes federativos.

Desde o lançamento, oito estados já aderiram ao programa, que disponibiliza mais de 30 serviços gratuitos – disponíveis no Catálogo de Soluções Federativas do MGI. “Uma das missões do Ministério da Gestão é fortalecer os laços de cooperação federativa. A adesão de Belém vem ao encontro dessa missão, para transformar o Estado brasileiro e melhorar o desenvolvimento local”, comemorou Regina Lemos.

ProPEN

Além da adesão ao PNGI, a prefeitura de Belém também oficializou sua entrada no Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), outra iniciativa estratégica do Ministério da Gestão. O ProPEN promove a digitalização dos processos administrativos, a economia de recursos públicos e o aumento da transparência e da eficiência na gestão. Com isso, o município passa a ter acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), à plataforma Tramita GOV.BR e a outras soluções que eliminam o uso de papel na tramitação de documentos e processos.

Durante o encontro, o prefeito Igor Normando explicou que, apesar de Belém ser uma capital com mais de 1,3 milhão de habitantes, o município ainda tinha muitos processos em papel e precisava de tecnologias mais aprimoradas para fazer com que a gestão funcionasse de forma mais efetiva. “Agora, com esse apoio do governo federal, vamos garantir que Belém entre em um novo rumo de modernização e, principalmente, preste um serviço melhor a todos os que moram na nossa cidade”, pontuou.

Inovação na gestão pública municipal de Belém

Com a adesão simultânea a dois programas nacionais de transformação do Estado, Belém se posiciona na vanguarda da inovação na gestão pública municipal, abrindo caminho para que outras cidades também se conectem diretamente às soluções federais disponíveis.

Outras capitais e estados interessados em aderir ao PNGI podem enviar e-mail para aecf.mgi@gestao.gov.br, solicitando mais informações.

Recent Posts

Pará se firma como destino de pesca esportiva e turismo sustentável

A Amazônia sempre despertou a curiosidade do mundo por sua biodiversidade, mas no Pará a…

2 dias ago

Dia da Amazônia: agricultores paraenses recuperam áreas degradadas com apoio da Emater

No coração do Pará, a rotina do campo vem ganhando novos contornos sustentáveis. Em comunidades…

3 dias ago

Biohacking cresce, mas hábitos simples ainda são mais eficazes

Biohacking promete corpos mais fortes e mentes mais afiadas, mas dieta e exercício continuam sendo…

3 dias ago

Governo Lula lança programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

O governo federal lançou nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, o programa Gás do Povo, iniciativa…

3 dias ago

Documento medieval de 700 anos é a evidência escrita mais antiga que chama o Sudário de Turim de falso

Tratado de bispo francês do século XIV reforça questionamentos históricos sobre a autenticidade da relíquia…

3 dias ago

Economizar gás cozinhando: 7 formas práticas

Com o preço do gás de cozinha pesando cada vez mais no bolso, buscar alternativas…

3 dias ago

This website uses cookies.