COP30

Belém Avança na Solução dos Resíduos Sólidos

A cidade de Belém do Pará está dando passos significativos para resolver a questão dos resíduos sólidos. Durante o painel “Rumo à COP-30 – Discussão com delegações da América Latina”, realizado pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) na COP-28 em Dubai, a capital paraense voltou a ser o centro das discussões.

Um Debate Global

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, juntamente com o secretário nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Adalberto Maluf, e a liderança internacional dos catadores de resíduos sólidos, Severino Lima, estiveram entre os participantes do debate.

Alianças para o Futuro

“Estamos consolidando alianças para resolver as urgências da limpeza urbana e do tratamento dos resíduos para encontrar soluções inovadoras e definitivas para este, que é um dos grandes dramas das metrópoles”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.

União de Esforços

A Prefeitura de Belém está alinhando um esforço conjunto entre as esferas federal, estadual, organizações sociais, como o movimento dos catadores, grupos empresariais e outras instituições. “Esse conjunto vai fortalecer os novos serviços que serão implementados com a parceria público-privada que estamos em fase final de licitação”, reforçou o prefeito.

Um Legado para a Cidade

A ideia de união de esforços é compartilhada pelo secretário nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf. “O que queremos é que a COP-30 deixe um legado para a cidade de forma definitiva, que fique não apenas para a capital do Pará, mas que possa servir de exemplo para todas as cidades da região e até de outras regiões”, declarou Maluf.

A Importância dos Catadores

Os catadores de resíduos sólidos, uma das linhas de frente para a solução dos resíduos sólidos, reivindicam a inclusão da categoria de forma estratégica na gestão do problema. “O catador não está preocupado só com a coleta seletiva, ele está preocupado com o planeta, assim como o gestor. Quando a prefeitura tem seu papel na administração de gerar oportunidade para o trabalho dos catadores e o reconhecimento do trabalho dessa categoria, então tem tudo para dar certo”, explica Severino Lima.

A cidade de Belém está dando passos significativos para resolver a questão dos resíduos sólidos. Com a união de esforços entre várias esferas e a inclusão estratégica dos catadores de resíduos sólidos, a cidade está se posicionando como um exemplo para outras cidades na gestão de resíduos. A discussão global sobre o assunto na COP-28 mostra que a questão dos resíduos sólidos é uma preocupação global que requer soluções globais.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

7 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

7 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

8 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

8 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

9 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

20 horas ago

This website uses cookies.