Energia

Avanço na produção total de petróleo e gás em comparação a janeiro de 2023

 

Em janeiro deste ano, a produção brasileira total de petróleo e gás natural alcançou 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). A produção de petróleo foi de 3,519 milhões de barris por dia (bbl/d), representando uma queda de 1,8% em relação ao mês anterior, mas um aumento de 7,5% em comparação com janeiro de 2023.

A produção de gás natural no primeiro mês do ano atingiu 153,93 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), apresentando uma redução de 1,7% em relação a dezembro, mas um aumento de 7,6% em comparação com janeiro de 2023. Esses dados foram divulgados no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Produção no pré-sal

Na região do pré-sal, a produção total de petróleo e gás natural foi de 3,389 milhões de boe/d em janeiro, o que corresponde a 75,5% da produção brasileira. Segundo a ANP, esse número representa uma redução de 2,8% em relação ao mês anterior e um aumento de 7% em comparação com o mesmo mês de 2023. Foram produzidos 2,670 milhões de bbl/d de petróleo e 114,32 milhões de m³/d de gás natural, através de 148 poços.

O aproveitamento de gás natural em janeiro foi de 97,1%. Foram disponibilizados ao mercado 52,36 milhões de m³/d. A queima foi de 4,55 milhões de m³/d, um aumento de 33,9% em relação ao mês anterior e de 13% em comparação com janeiro de 2023. Esse aumento na queima é comum quando há comissionamento de novas plataformas, como ocorreu no primeiro mês deste ano, com o início da operação da FPSO Sepetiba, no Campo de Mero.

Origem da produção

Em janeiro, os campos marítimos foram responsáveis pela produção de 97,5% do petróleo e 84% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 88% do total produzido. A produção teve origem em 6.639 poços, sendo 537 marítimos e 6.102 terrestres.

O campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás em janeiro, registrando 751,31 mil bbl/d de petróleo e 37,09 milhões de m³/d de gás natural. A instalação com a maior produção de petróleo e gás natural foi a FPSO Guanabara, localizada na jazida compartilhada de Mero, com 179.144 bbl/d de petróleo e 11,47 milhões de m³/d de gás.

Recent Posts

Como fazer muda de antúrio sem danificar as raízes

Se você tem um antúrio exuberante em casa e já se perguntou se dá para…

42 minutos ago

Pará e Guiana Francesa tratam sobre cooperação científica para a Amazônia

O Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas…

11 horas ago

Saúde de Belém ganha reforço com novo Postão no Jurunas

A saúde pública de Belém deu um passo importante nesta quarta-feira (30), com a assinatura…

12 horas ago

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos,…

12 horas ago

SuperNorte 2025 inicia sua 26ª edição de 7 a 9 de agosto no Hangar

O Encontro do Varejo com o Futuro: SuperNorte 2025 Ilumina Belém   Belém se prepara…

13 horas ago

Por que tantas pessoas queimam folha de louro nas sextas-feiras?

É só chegar o fim da semana para que uma cena se repita em muitos…

1 dia ago

This website uses cookies.