Geral

Avanço das obras de duplicação da Bernardo Sayão promete melhor qualidade de vida aos residentes

 

O progresso contínuo das obras de macrodrenagem, urbanização e duplicação da Avenida Bernardo Sayão promete proporcionar uma vida digna e moradia de qualidade aos residentes locais. O projeto, conduzido pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), é uma das iniciativas mais significativas da Prefeitura de Belém e é considerado prioritário para a preparação da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontecerá em novembro de 2025.

Na manhã desta segunda-feira, 25, uma delegação da Prefeitura visitou o local das obras para inspecionar o progresso dos trabalhos no bairro do Jurunas. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e membros da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) integraram o grupo, que verificou que a primeira fase da obra – da Rua dos Mundurucus até a Rua Fernando Guilhon – está avançando rapidamente. A delegação notou também que a Bernardo Sayão – da Rua dos Mundurucus até a dos Pariquis, bem como o trecho entre a Rua dos Caripunas e a Rua dos Timbiras – está em fase de aterro. A expectativa é que o asfaltamento da primeira fase da via comece até agosto.

Para Eliana Moraes, professora e residente do bairro há 50 anos, ver as máquinas em ação é a confirmação de que a obra está finalmente em andamento. “Há quarenta anos esperamos uma mudança na vida dos moradores da Bernardo Sayão. Mais importante do que ver a obra acontecer – uma promessa dos antigos governantes -, é saber que nós, moradores, temos voz para discutir e aprender sobre a obra. Nós acompanhamos e somos ouvidos quando apresentamos nossas demandas. Isso sim é uma vitória”, destacou.

Um investimento de mais de R$ 63 milhões está alocado para esta primeira fase, que visa a realização de uma obra completa para a abertura de um corredor que liga a Cidade Velha à Universidade Federal do Pará (UFPA), com serviços de macrodrenagem, urbanização e duplicação de vias, além de eliminar o canal de esgoto a céu aberto.

A segunda fase da obra, que se estende da Rua Fernando Guilhon até a Travessa Quintino Bocaiúva, está em processo de licitação. As fases 3 e 4 de urbanização e duplicação da Avenida Bernardo Sayão serão incluídas no Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

O prefeito Edmilson Rodrigues enfatizou a importância da obra para a cidade e para os moradores dos bairros vizinhos. “É uma das obras mais importantes que prepara Belém para a COP-30. Mas a obra beneficia, principalmente, bairros como Jurunas, Condor, Cremação, Guamá e até uma parte da Batista Campos e da Cidade Velha. A obra avança rapidamente, com a macrodrenagem realizada, as desapropriações avançadas e em breve entraremos com a pavimentação, canteiro central, arborização e iluminação moderna na área, beneficiando principalmente os moradores da periferia”.

Maria da Consolação Pires, moradora do Jurunas, comentou emocionada que por anos “esperava por essa obra e só iam enrolando a gente. Mas, agora, a gente vê que de fato a obra tá saindo, porque tá acelerada. É uma felicidade ver essa obra andando”.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

11 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

11 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

12 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

12 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

13 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

1 dia ago

This website uses cookies.