Geral

Atualização do CadÚnico chega aos povos de matriz africana, no bairro do Marco

 

A busca pela inclusão e pela eficiência dos serviços públicos tem alcançado um novo marco em Belém com a chegada da atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ao Instituto Mansu Nangetu, situado no bairro do Marco. Esse passo significativo é parte de uma iniciativa liderada pela Prefeitura de Belém, através da Coordenadoria Antirracista, que já atendeu outros três locais, iniciando no distrito de Outeiro e planejando-se expandir para mais espaços até o final deste ano. Na manhã desta quarta-feira, 22, o serviço foi estendido aos povos tradicionais dos bairros do Marco e Pedreira.

A importância desse atendimento especializado é enfatizada por Reinaldo Marques, umbandista, que destaca a economia de tempo como um fator crucial: “Para quem trabalha por conta própria, perder tempo não é uma opção viável. Visitar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) significa perder uma manhã inteira ou até mesmo um dia de trabalho”.

Para Mam’eto Nangetu, mãe de santo, essa ação vai além de um simples cadastro, demonstrando que os terreiros são espaços de cidadania: “Essas ações envolvem não só a comunidade do terreiro, mas também os vizinhos, e revelam que os terreiros não são apenas locais de culto, mas também contribuem para políticas públicas. Isso ajuda a desmistificar a ideia de que esses espaços religiosos são apenas para rituais, pois são também fontes de cultura, alimentação e tradição”.

As políticas públicas direcionadas aos povos tradicionais de matriz africana são diversas, abrangendo programas como o Bolsa Família e o Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad), conforme ressalta a assistente social da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Sônia Caldas. Ela enfatiza a importância da identificação dessas comunidades para garantir o acesso aos programas sociais.

A proximidade da Prefeitura com os terreiros é elogiada pela população, como expressa Paulo Vitor Nunes, entregador de 29 anos: “É muito positivo ver essa aproximação, pois facilita o acesso aos serviços para nós, moradores, de forma prática e direta”.

News

Recent Posts

Guia para mudas de Lírio da Paz: 6 passos para fazer do jeito certo

O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…

3 horas ago

Passo a passo para fazer mudas de gerbera e aumentar sua coleção

Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…

3 horas ago

4 estilos para cabelo crespo curto com personalidade

Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…

2 dias ago

4 truques para deixar cabelos crespos mais hidratados e macios

Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…

3 dias ago

No primeiro trimestre, Brasil recebe 3,7 milhões de turistas internacionais e acumula recordes em 2025

O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…

4 dias ago

Guia do consumidor auxilia população de Belém na compra do pescado

Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…

4 dias ago

This website uses cookies.