Cerca de 800 indígenas, de mais de 200 etnias da Amazônia brasileira e internacional, participam em Belém dos Diálogos Amazônicos e da Assembleia da Terra dos Povos Indígenas, promovidos desde o dia 4 de agosto até essa terça-feira, 8 de agosto. Na noite dessa segunda, 7, a Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia encerrou a programação na Aldeia Cabana David Miguel, com a leitura da carta a ser apresentada aos oito presidentes da Pan-Amazônia, durante a Cúpula da Amazônia, que acontece amanhã e quarta-feira, 8 e 9 de agosto, também em Belém, com a presença do presidente Lula.
A carta foi produzida durante a Assembleia. O documento tem mais de 15 pontos e consiste em fazer apelos pelo futuro da Amazônia e pela desaceleração dos impactos das mudanças climáticas.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da última assembleia e destacou vários pontos sobre as políticas públicas voltadas aos povos indígenas. O gestor municipal também lembrou que os povos originários ainda sofrem violência e são retirados de seus territórios, mas que precisam ser protegidos.
Ações aos indígenas
“Criar o Ministério dos Povos Indígenas e colocar uma indígena [Sônia Guajajara] é de grande importância. Outra decisão emblemática foi colocar um indígena na presidência da Funai. Os povos indígenas têm que ter esse protagonismo, como estão tendo agora nessa Assembleia”, comentou Edmilson Rodrigues.
O secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, destacou o histórico movimento e oportunidade de levar aos presidentes os apelos dos povos originários.
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.