A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), através da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Gipov), certificou recentemente três novas agroindústrias com o Selo Artesanal. Duas dessas empresas estão localizadas em Igarapé-Miri, na Região de Integração do Tocantins, e uma em Aurora do Pará, na Região de Integração do Rio Capim, todas atuando na industrialização da mandioca.
O Selo de Produto Artesanal garante que os produtos foram rigorosamente inspecionados e seguem boas práticas de fabricação, permitindo sua comercialização em todo o território paraense.
A Cooperativa de Agricultores Familiares de Igarapé-Miri e do Assentamento Agroextrativista do Camiri (Coopafim), localizada na Colônia Velasco, Chácara Mandala, na Vila de Santa Maria do Icatu, recebeu o certificado de registro para processar e comercializar farinha e derivados da mandioca. Com 120 associados, a cooperativa vê a certificação como um grande avanço. Josylene Corrêa Antunes, tesoureira da Coopafim, celebra a conquista: “A certificação veio em um momento crucial. Fortalecemos nosso quadro de associados e melhoramos a qualidade do nosso produto, o que nos permitirá obter preços melhores para nossa farinha”.
Hamilton Altamiro, gerente de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Adepará, explica que a certificação trará novas oportunidades de mercado para a cooperativa. “A adesão ao selo permitirá que a cooperativa forneça farinha para a merenda escolar do município e para o comércio local, ampliando o mercado para produtos regionais”.
A Coopafim é a primeira cooperativa da região a ser certificada pela Adepará, destacando-se por suas boas instalações e equipamentos adequados para o processamento da mandioca. Atualmente, a produção média da cooperativa é de 50 sacas de farinha de 50 quilos cada, por semana.
Em Igarapé-Miri, a Amazon Space, uma empresa familiar que produz farofa artesanal, também se destaca. Com modernas instalações e equipamentos, a Amazon Space foi a primeira empresa do município a receber o Selo Artesanal da Adepará, o que garante a qualidade e segurança dos seus produtos. “A empresa possui maquinários e instalações de excelente qualidade, assegurando a boa qualidade e segurança alimentar dos produtos comercializados em todo o Pará”, destaca o fiscal.
Em Aurora do Pará, na região do Rio Capim, a modernização transformou a tradicional produção familiar de farinha. Antonio Oziel, proprietário do estabelecimento, seguiu orientações técnicas para renovar completamente a base física e estrutural da sua empresa, tornando-se o primeiro do município autorizado pela Adepará para o processamento e comercialização de produtos derivados da mandioca. “É com grande satisfação e orgulho que vejo o resultado do meu investimento. Agora, minha atividade é acompanhada pela Adepará, que garante um produto de qualidade e seguro”, afirma o comerciante.
Com estas certificações, a Adepará reforça seu compromisso com a qualidade e segurança dos produtos de origem vegetal no estado, promovendo o desenvolvimento econômico das regiões e a valorização dos produtos artesanais paraenses.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.