Em um movimento histórico, o Brasil e mais 121 nações finalizaram um acordo de facilitação de investimentos em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no último domingo, dia 25. O acordo visa simplificar as transações internacionais, proporcionar maior previsibilidade aos investidores e incentivar a conduta empresarial responsável.
A conclusão do acordo ocorre antes da 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que será realizada de 26 a 29 de fevereiro.
O Acordo sobre Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento (AFID, na sigla em inglês) vem sendo elaborado desde 2017. O Brasil, desde 2012, tem firmado Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) em nível bilateral e regional, consolidando-se como um ator fundamental na formulação de propostas e nas negociações subsequentes na OMC.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o AFID tem o potencial de impulsionar o PIB brasileiro em 2,1% ao longo de cinco anos, resultando na criação de mais de 160 mil empregos e um aumento de 5,9% nos investimentos.
Um estudo do Banco Mundial revelou que 82% dos investidores consideram a transparência e a previsibilidade na atuação dos órgãos públicos como um fator crucial na decisão de onde investir.
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.