Ações de segurança da Prefeitura nos balneários aproxima a comunidade da Guarda Municipal de Belém

Em Mosqueiro, durante as rondas, os guardas são abordados pelas crianças.

Desde o dia de 2 de julho, início das férias escolares, a Guarda Municipal de Belém (GMB) vem realizando nos distritos e ilhas da capital um trabalho voltado para a aproximação da população, a fim de estabelecer atitudes que fortaleçam a confiança e a conexão entre a Guarda e o cidadão.

A subcoordenadora das ações do verão pela GMB, inspetora Michelle Marinho, ressalta que ações de proximidade são importantes e demonstram que a Guarda Municipal é amiga da população e está presente para defender a sociedade.

Ações preventivas, ostensivas e sociais

“O nosso reforço em Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e ilhas de Cotijuba e Combu são preventivas e ostensivas, para evitar delitos, mas também para proporcionarmos o social com atividades de aproximação do guarda com a comunidade, principalmente com as crianças, e isso traz benefício de confiança para ambos os lados”, explica a inspetora.

Eduardo Pereira, 24 anos, adorou a presença dos cães e fez questão de tirar uma foto com o cão de guarda e proteção Aquiles, de quatro anos.

Na praia Grande em Outeiro, uma das localidades praiana que recebem muita gente nos finais de semana, esse trabalho é feito com os cães adestrados do grupamento de Ações Táticas com Cães- Atac. A presença dos guardas de quatro patas fazem a alegria da garotada e das famílias.

Este ano, o canil da GMB foi pensado de forma diferente e decidiu-se levar os cachorros da ativa, que atuam como guarda de proteção e faro, e os quatro filhotes, Kira, Luna, Eva e Hagi,  de cinco meses, que estão em treinamento.

“Todo ano, levamos os cães para ajudar no patrulhamento nas praias, principalmente os de faro de entorpecentes. Este ano, resolvemos levar os filhotes, que nasceram no canil no início do ano. Eles completaram cinco meses e começaram a ser treinados, estão na fase de socialização e estamos realizando esse treinamento junto à população nas praias”, explica  a inspetora Simone Modesto, subcoordenadora do grupamento ATAC.

“Quando eles chegam, todo mundo, adultos e crianças, se aproximam para brincar, tirar fotos, fazer carinho e inúmeras perguntas sobre treinamento dos bichinhos”, detalha Simone Modesto.

Angela Pereira, 56 anos, operadora de caixa, veio com o marido e o filho Eduardo, de 24 anos, neste sábado, 29, curtir a praia do Amor, no distrito de Outeiro, e salientou que a ainda acredita na segurança.

“Estamos nos sentindo bem seguros. Tem bastante guardas municipais circulando. As crianças estão adorando a presença dos cães. Meu filho, que é especial, olhou encantado para o agente e disse que quer ser que nem eles. Fez questão de bater uma foto com o cão e o guarda municipal”, comentou Angela.

Reconhecimento

Em Mosqueiro, as viaturas fazem sucesso durante as rondas nos bairros. As crianças se aproximam e pedem para bater fotos com o guarda municipal e conhecer o veículo. “Eles pedem para ligar o giroflex, bater foto e falam que querem ser guardas. Ficamos sempre emocionados quando a criança, o jovem ou adulto reconhece o nosso trabalho. Isso fortalece e reforça que estamos no caminho certo”, disse o guarda municipal D. Lima.

As atividades de reforço na segurança, durante o verão 2023, nos distritos e ilhas do município de Belém seguem até esta segunda-feira, dia 31 de julho.