Geral

A Nova Face do Ver-o-Peso: Uma Reforma de R$ 82 Milhões para Melhorar a Vida dos Trabalhadores

Em 2024, o complexo do Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos e comerciais de Belém, passará por uma grande reforma. Com um investimento previsto de R$ 82 milhões, a obra promete melhorar a qualidade das condições de trabalho para quase 1.200 permissionários cadastrados na Secretaria Municipal de Economia de Belém (Secon).

Preparação para a Obra

Em preparação para o início da obra, os trabalhadores da Feira do Açaí e da Pedra do Peixe participaram de uma reunião de apresentação do projeto de reforma do complexo. Este encontro seguiu o exemplo de uma reunião anterior com mais de 200 permissionários do segmento de alimentação.

Na Feira do Açaí, onde há 99 permissionários registrados pela Secon, as alterações incluirão a modernização e ampliação do sistema elétrico, reforma dos banheiros, troca da lona do espaço de alimentação, modernização da iluminação pública e mudança do revestimento dos boxes. Na Pedra do Peixe, serão instalados novos atracadores para as embarcações e será feita uma dragagem profunda no local.

Expectativas dos Trabalhadores

Rubiran Silva Ferreira, comerciante na Feira do Açaí há mais de 30 anos, expressou seu otimismo em relação à reforma. “Parece até um sonho que, após 20 anos, teremos uma nova reforma no Ver-o-Peso e com nós da Feira do Açaí incluídos nisso. Espero as melhores coisas, principalmente o aumento das vendas”, declara.

Participação dos Feirantes

A reunião foi coordenada pela Secon com a participação dos demais órgãos municipais envolvidos no projeto de reforma do complexo do Ver-o-Peso. Segundo o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, a ideia dessas reuniões é que a obra tenha participação dos feirantes do começo ao fim, com eles fazendo suas sugestões ao projeto de reforma do espaço, de acordo com suas necessidades. “Queremos o Ver-o-Peso da melhor forma, para atender dignamente as necessidades dos trabalhadores e dos consumidores”, afirma.

A reforma do Ver-o-Peso é uma das obras municipais estruturantes que preparam a cidade para receber a Conferência das Nações Unidas Sobre o Clima (COP-30), que será realizada em novembro de 2025. Com essa reforma, Belém se prepara para receber o mundo, enquanto melhora a vida de seus cidadãos.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

4 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

4 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

5 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

5 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

6 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.